Quais as microestruturas resultantes do resfriamento controlado até a temperatura ambiente, nos aços hipoeutetóide, aço eutetóide e aço hipereutetóide (1,5)?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado pede para a gente identificar quais microestruturas aparecem quando a gente resfria aços de diferentes tipos até a temperatura ambiente de forma controlada. Estamos falando de aços hipoeutetóide, aço eutetóide e aço hipereutetóide. Para resolver isso, vamos precisar entender o Diagrama Ferro-Carbono, que mostra como diferentes porcentagens de carbono afetam as estruturas internas do aço durante o resfriamento.
Passo 2
Primeiro, vamos falar dos aços hipoeutetóides. Esses são os aços que têm menos carbono que a composição eutetóide, que é aproximadamente 0,76% de carbono. Quando a gente resfria esse tipo de aço de forma controlada, a primeira fase que se forma é a ferrita, que é uma solução sólida de carbono no ferro. A ferrita é mole e dúctil.
Passo 3
Continuando com os aços hipoeutetóides, após a formação da ferrita, conforme o resfriamento continua, aparece uma mistura chamada perlita. A perlita é composta por camadas alternadas de ferrita e cementita (Fe₃C), que é bem dura e quebradiça. Então, no final, temos uma mistura de ferrita e perlita no aço.
Passo 4
Agora vamos para o aço eutetóide, que tem exatamente 0,76% de carbono. Nesse caso, durante o resfriamento controlado, toda a transformação acontece de uma vez só no ponto eutetóide. O resultado é pura perlita, sem a presença de ferrita ou cementita separadas. A perlita aqui possui uma estrutura bem balanceada de ferrita e cementita.
Passo 5
Por fim, os aços hipereutetóides têm mais de 0,76% de carbono. Quando resfriados de forma controlada, a primeira coisa que se forma é a cementita devido ao excesso de carbono. Depois, assim como nos hipoeutetóides, forma-se perlita à medida que o resfriamento continua. Assim, a microestrutura final é uma mistura de perlita e cementita.
Resposta
- Aços hipoeutetóides apresentam uma microestrutura de ferrita + perlita.
- O aço eutetóide possui uma microestrutura de pura perlita.
- Aços hipereutetóides têm uma microestrutura de perlita + cementita.