Uma microonda, linearmente polarizada, com o comprimento de onda de 1.5 cm , propaga-se ao longo do eixo dos positivos. O vetor de campo elétrico tem o valor máximo de e vibra no plano .
Qual a aceleração que seria atribuída a uma folha de 500 g (perfeitamente refletora e na incidência normal) com as dimensões de 1 ?

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que está sendo pedido. Temos uma microonda (um tipo de onda eletromagnética) que está se propagando ao longo do eixo positivo dos . O comprimento de onda dessa microonda é de 1,5 cm, e o campo elétrico tem um valor máximo de . A onda está vibrando no plano . Queremos descobrir qual é a aceleração que uma folha de 500 g, perfeitamente refletora e de dimensões , sofreria devido a essa microonda.
Para resolver isso, vamos precisar entender alguns conceitos de ondas eletromagnéticas, como intensidade da onda e pressão da radiação. Também usaremos a segunda lei de Newton para relacionar força e aceleração.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a intensidade ( ) da microonda. A intensidade de uma onda eletromagnética é a quantidade de energia que passa por uma área por unidade de tempo. Ela pode ser calculada usando a fórmula:
onde:
  • é a velocidade da luz ( ),
  • é a permissividade do vácuo ( ),
  • é o valor máximo do campo elétrico.
Vamos substituir os valores:

Passo 3

Calculando o valor dentro da fórmula:
Então,

Passo 4

Agora que temos a intensidade da microonda, vamos calcular a força ( ) exercida na folha. Como a folha é perfeitamente refletora e a incidência é normal, a pressão da radiação ( ) é dada por:
Substituindo os valores:

Passo 5

Agora, vamos calcular a força total exercida na folha multiplicando a pressão pela área ( ) da folha:
A área da folha é .

Passo 6

Finalmente, para encontrar a aceleração ( ) da folha, usamos a segunda lei de Newton:
A massa da folha é 500 g, que é igual a 0,5 kg.

Resposta

A aceleração atribuída à folha é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Um analista obteve em laboratório os seguintes teores da análise imediata em base úmida para a folha de palmeira de óleo: Umidade (W): 6,26%; Material Volátil (MV): 76,98 e Cinzas (A): 11,15%.
Determine os percentuais de MV, CF, A da análise imediata em base seca.
Nesta questão você deverá derivar a equação da onda para luz a partir das Equações de Maxwell e achar as soluções desta equação. Assuma que o campo elétrico seja função de e ao longo da direção y e que o campo magnético seja função de e ao longo da direção .
Dado o campo elétrico que foi assumido na questão, utilize a lei de Faraday, e determine como que uma mudança espacial no campo elétrico gera uma mudança temporal no campo magnético. Ou seja, que:
Considere a composição das cinzas, o poder calorífico e a análise imediata para o bagaço in natura e suas frações de acordo com Leon-Niño (2014).
Determine o índice de álcali IA e a relação base-ácido para o bagaço da moenda in natura e para o bagaço do depósito 2 fração , de acordo com as seguintes equações:
Á
Onde:
IA: índice de álcalis (kg álcali/GJ)
Cinzas: teor de cinzas da biomassa %
Álcalis nas cinzas: teor de e nas cinzas
: poder calorífico da biomassa em base seca (MJ/kg)

Onde:
: razão de óxidos básicos a óxidos ácidos
: teor de cada óxido nas cinzas
Uma microonda, linearmente polarizada, com o comprimento de onda de 1.5 cm , propaga-se ao longo do eixo dos positivos. O vetor de campo elétrico tem o valor máximo de e vibra no plano .
Admita que o campo magnético da onda possa ser escrito na forma e dê os valores de , de e de . Determine também o plano em que vibra o vetor de campo magnético.