As moléculas apresentam várias possibilidades de estruturas tridimensionais que afetam as propriedades delas. A teoria de VSEPR nos ajuda na previsão dessas estruturas. Qual a base dessa teoria?
Passo 1
Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre como as moléculas podem ter várias formas tridimensionais que influenciam suas propriedades. A matéria que vamos usar para resolver isso é a teoria VSEPR, que nos ajuda a prever essas estruturas. Para entender isso, vamos precisar saber do que se baseia essa teoria.
Passo 2
A teoria VSEPR significa “Valence Shell Electron Pair Repulsion”, ou seja, Repulsão de Pares de Elétrons na Camada de Valência. Basicamente, ela diz que os pares de elétrons ao redor de um átomo central se afastam o máximo possível para minimizar a repulsão entre eles.
Passo 3
A base dessa teoria é que os elétrons não só os que estão ligados a outros átomos (ligantes), mas também os pares de elétrons que não estão ligados (pares livres), ocupam posições ao redor do átomo central e se dispõem de forma a minimizar a repulsão entre eles. Isso determina a geometria da molécula.
Passo 4
Por exemplo, se um átomo central tem quatro pares de elétrons, eles vão se arrumar em forma de tetraedro para ficarem o mais afastados possível. Se tiver três pares, a forma será trigonal plana, e assim por diante.
Resposta
A base da teoria VSEPR é que os pares de elétrons na camada de valência de um átomo central se repelem mutuamente e, portanto, se organizam espacialmente de forma a minimizar essa repulsão, determinando assim a geometria tridimensional da molécula.
Exercícios relacionados
O que é eletronegatividade? Como esse conceito pode afetar a estrutura de uma molécula?
Apresenta a nomenclatura para os seguintes sais:
Determine a geometria molecular (indicando pares ligados, isolados e número estérico) para os seguintes compostos:
Justifique porque que o composto butano tem baixo ponto de ebulição em comparação ao composto propanona, visto que os dois tem a mesma massa molecular.