Um motor elétrico tem força contra-eletromotriz de 120V. Quando ligada a uma tomada de 127V, é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 3,5A. Qual é a resistência interna do motor?

Passo 1

Vamos resumir o problema: temos um motor elétrico que gera uma força contra-eletromotriz de 120 V. Quando conectamos esse motor a uma tomada de 127 V, ele passa uma corrente de 3,5 A. Nosso objetivo é descobrir qual é a resistência interna desse motor. Para resolver isso, vamos usar conceitos de circuito elétrico, como a relação entre tensão, corrente e resistência, conhecida pela Lei de Ohm.

Passo 2

Primeiro, vamos entender a relação entre a tensão fornecida pela tomada ( V), a força contra-eletromotriz ( E) e a resistência interna ( R) do motor. A tensão total fornecida é igual à soma da força contra-eletromotriz e da queda de tensão causada pela resistência interna. Isso pode ser representado pela fórmula:
V = E + I cdot R
Onde:
  • V = 127,V (tensão da tomada)
  • E = 120,V (força contra-eletromotriz)
  • I = 3,5,A (corrente elétrica)
  • R é a resistência interna que queremos encontrar.

Passo 3

Nosso próximo passo é isolar a resistência interna ( R) na equação. Para isso, subtraímos a força contra-eletromotriz ( E) de ambos os lados da equação:
V - E = I cdot R
Agora, dividimos ambos os lados por I para resolver para R:
R = V - EI

Passo 4

Vamos substituir os valores conhecidos na equação:
R = 127,V - 120,V3,5,A = 7,V3,5,A
Calculando a divisão:
R = 2,Omega

Resposta

A resistência interna do motor é de 2,Omega.

Exercícios relacionados