Qual é a natureza dos raios catódicos? E dos raios canais? Como e por que os raios canais mudam o seu caráter quando é trocado o gás dentro do tubo de descarga?
Passo 1
Beleza, vamos resolver essa questão que fala sobre os raios catódicos e canais. O assunto aqui é físico, especificamente sobre descargas elétricas em gases e como diferentes tipos de partículas são emitidos nesses processos. Vamos precisar entender o que são esses raios, de onde eles vêm e por que mudam quando mudamos o gás no tubo de descarga.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que são os raios catódicos. Esses raios são fluxos de elétrons emitidos pelo cátodo (eletrodo negativo) dentro de um tubo de descarga. Quando aplicamos uma tensão alta entre os eletrodos, os átomos do gás no tubo ganham energia suficiente para liberar elétrons, que então se movem em direção ao ânodo (eletrodo positivo).
Passo 3
Agora, os raios canais são gerados no ânodo. Enquanto os elétrons dos raios catódicos se dirigem para o ânodo, eles podem colidir com átomos do gás, arrancando elétrons desses átomos e deixando para trás íons positivos. Esses íons são então atraídos para o cátodo, formando os raios canais, que são basicamente fluxos de íons positivos.
Passo 4
A natureza dos raios catódicos é, portanto, eletricamente carregada negativamente, consistindo principalmente de elétrons. Já os raios canais são carregados positivamente, compostos por íons positivos do gás que foi ionizado no processo.
Passo 5
Quando trocamos o gás dentro do tubo de descarga, a composição dos íons disponíveis muda. Diferentes gases têm diferentes afinidades eletrônicas e energias de ionização. Isso significa que os raios canais passarão a ser compostos pelos íons do novo gás, alterando suas propriedades, como massa e velocidade.
Passo 6
Essa mudança no caráter dos raios canais ocorre porque a identificação e o comportamento dos íons dependem diretamente do tipo de átomo ou molécula presente no gás. Por exemplo, se substituirmos o gás por um que forma íons mais leves ou mais pesados, a massa e a velocidade dos raios canais serão afetadas de acordo.
Resposta
Os raios catódicos são fluxos de elétrons emitidos pelo cátodo em um tubo de descarga, enquanto os raios canais são fluxos de íons positivos originados no ânodo. Quando o gás no tubo de descarga é trocado, a composição e as propriedades dos íons disponíveis mudam, fazendo com que os raios canais também alterem seu caráter conforme o novo gás presente.
Exercícios relacionados
Escreva o nome ou a fórmula dos seguintes complexos:
l)
l)
Como a existência de um aspecto de linha favorece o modelo atômico de Bohr?
Um certo átomo tem um raio de
. Se seu núcleo tem um raio de
, compare a densidade do núcleo com a do átomo inteiro. (O volume da esfera é
.)
Dê o número total de elétrons presentes nos seguintes átomos ou íons:
.