O nf3 é polar e não apolar?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A pergunta é: “O NF₃ é polar ou não polar?”. Para responder isso, vamos precisar entender sobre geometria molecular, eletronegatividade e como esses conceitos influenciam a polaridade das moléculas.

Passo 2

Primeiro, vamos olhar para a geometria molecular do NF₃. A molécula de trifluoreto de nitrogênio (NF₃) tem uma estrutura trigonal piramidal. Isso significa que o átomo de nitrogênio está no topo da pirâmide, com três átomos de flúor ligados a ele, formando uma base triangular.

Passo 3

Agora, vamos falar sobre eletronegatividade, que é a capacidade de um átomo atrair elétrons em uma ligação química. No caso do NF₃, o flúor é mais eletronegativo que o nitrogênio. Isso faz com que os elétrons na ligação N-F sejam mais puxados para os átomos de flúor, criando uma diferença de carga.

Passo 4

Devido à diferença de eletronegatividade, cada ligação N-F tem um momento dipolar, ou seja, uma separação de cargas positivas e negativas. Na geometria trigonal piramidal, esses momentos dipolares não se cancelam porque a molécula não é simétrica o suficiente para isso acontecer. Portanto, existe um momento dipolar resultante na molécula inteira.

Passo 5

Como os momentos dipolares das ligações N-F não se cancelam, a molécula de NF₃ possui uma distribuição desigual de cargas, resultando em uma molécula polar.

Resposta

O NF₃ é uma molécula polar.

Exercícios relacionados