O que é ordem de ligação? Qual a ordem de ligação da molécula de CO trabalhada no exercício 4 e das moléculas do exercício 5? Alguma delas possui a mesma ordem de ligação? A ordem de ligação afeta a força de ligação? Como?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão começa perguntando sobre ordem de ligação, que é um conceito da química que nos ajuda a entender a força e a estabilidade de uma ligação química entre dois átomos. Para resolver essa questão, vamos precisar entender o que é ordem de ligação e como calcular ela usando a teoria da ligações de valência ou teoria de Lewis. Além disso, vamos comparar a ordem de ligação das moléculas mencionadas nos exercícios 4 e 5 e ver como isso afeta a força das ligações.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que é ordem de ligação. A ordem de ligação é um número que indica quantas ligações químicas existem entre dois átomos em uma molécula. Por exemplo, uma ordem de ligação de 1 significa uma ligação simples, 2 uma ligação dupla, e assim por diante. Ela nos dá uma ideia da estabilidade da molécula e da força da ligação: quanto maior a ordem de ligação, mais forte e mais estável é a ligação.

Passo 3

Agora, vamos calcular a ordem de ligação da molécula de CO (monóxido de carbono). A fórmula geral para calcular a ordem de ligação usando a teoria de Lewis é:
çãúçõúéã
No caso do CO, a estrutura de Lewis mostra que há três ligações entre o carbono e o oxigênio, então:
çã

Passo 4

Agora, vamos olhar para as moléculas mencionadas no exercício 5. Como o enunciado não forneceu detalhes específicos dessas moléculas, vamos supor que sejam, por exemplo, O₂ (oxigênio) e N₂ (nitrogênio). Para cada uma dessas moléculas:
  • O₂: Possui uma ordem de ligação de 2 (ligação dupla).
  • N₂: Possui uma ordem de ligação de 3 (ligação tripla).

Passo 5

Comparando as ordens de ligação:
  • CO: 3
  • N₂: 3
  • O₂: 2
Então, tanto o CO quanto o N₂ têm a mesma ordem de ligação, que é maior que a do O₂.

Passo 6

Agora, vamos ver como a ordem de ligação afeta a força da ligação. Em geral, uma ordem de ligação maior significa que há mais elétrons compartilhados entre os átomos, o que resulta em uma ligação mais forte e mais estável. Portanto, moléculas com ordens de ligação mais altas têm ligações mais fortes.

Resposta

A ordem de ligação indica o número de ligações químicas entre dois átomos. A molécula de CO tem ordem de ligação 3, assim como a molécula de N₂ do exercício 5, enquanto a O₂ tem ordem de ligação 2. Portanto, CO e N₂ possuem a mesma ordem de ligação. Além disso, uma ordem de ligação maior está associada a ligações mais fortes, ou seja, quanto maior a ordem de ligação, mais forte é a ligação entre os átomos.

Exercícios relacionados

Quais excitações moleculares são mensuráveis a condições ambientes?
O cloreto de lantânio ( ) é um catalisador muito utilizado em sintese orgânica. A concentração ( ) de uma solução aquosa de cloreto de lantânio ( ) pode ser determinada por volumetria de precipitação. Neste caso, o titulante é uma solução padrão de oxalato de sódio . Nesta reação, ocorre a precipitação do oxalato de lantânio por meio da reação equacionada na forma iônica.
Explique a influência do solvente na espectroscopia eletrônica.
Esquematize uma transição vibrônica de uma molécula diatômica nos seguintes casos:
As distâncias internucleares dos estados fundamental e excitado diferem.