O cloreto de lantânio ( ) é um catalisador muito utilizado em sintese orgânica. A concentração ( ) de uma solução aquosa de cloreto de lantânio ( ) pode ser determinada por volumetria de precipitação. Neste caso, o titulante é uma solução padrão de oxalato de sódio . Nesta reação, ocorre a precipitação do oxalato de lantânio por meio da reação equacionada na forma iônica.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. A gente tem uma solução de cloreto de lantânio ( ) e queremos descobrir a concentração dela usando uma técnica chamada volumetria de precipitação. Para isso, vamos usar uma solução padrão de oxalato de sódio ( ) como titulante. O que precisamos entender aqui é como essa reação de precipitação funciona e como aplicar a estequiometria para achar a concentração desejada.

Passo 2

Primeiro, vamos entender a reação que está acontecendo. A equação iônica balanceada é:
Isso significa que 2 íons de lantânio ( ) reagem com 3 íons de oxalato ( ) para formar um precipitado sólido de oxalato de lantânio.

Passo 3

Para calcular a concentração da solução de , vamos usar a relação estequiométrica da reação. Primeiro, precisamos saber a quantidade de oxalato de sódio utilizada na titulação. Supondo que temos um volume conhecido de com concentração mol/L e volume L, a quantidade de mols de oxalato é:

Passo 4

Agora, usando a equação balanceada, vemos que para cada 3 mols de oxalato, precisamos de 2 mols de . Então, a quantidade de mols de é:

Passo 5

Sabendo quantos mols de temos, podemos encontrar a concentração da solução de . Se o volume da solução de for L, então:

Resposta

A concentração da solução aquosa de cloreto de lantânio ( ) é dada por:

Exercícios relacionados

A avaliação de uma amostra metálica ( ) contendo prata ( Ag ) foi dissolvida adequadamente e transferida para um erlenmeyer. A análise foi realiza empregando titulação com uma solução padrão de 0,100 mol.L-1 de KSCN gastando-se desta solução. Calcular a porcentagem de prata presente na amostra metálica. Dado:
Uma amostra sólida de , contém zinco e foi titulada com de EDTA . Calcular a concentração % (m/m) de zinco na amostra.
Quais excitações moleculares são mensuráveis a condições ambientes?
O que é ordem de ligação? Qual a ordem de ligação da molécula de CO trabalhada no exercício 4 e das moléculas do exercício 5? Alguma delas possui a mesma ordem de ligação? A ordem de ligação afeta a força de ligação? Como?