Organize as substâncias
e Ar em ordem crescente de ponto de ebulição justificando a sua escolha.
Passo 1
Beleza, vamos lá! A questão pede para organizar as substâncias
,
e Ar em ordem crescente de ponto de ebulição. Vamos usar o conteúdo de forças intermoleculares para resolver isso. Precisaremos entender os tipos de interações entre as moléculas de cada substância.
Passo 2
Primeiro, vamos identificar as forças intermoleculares presentes em cada substância:
- Ar (Árgon): É um gás nobre, o que significa que suas moléculas são átomos únicos. A única interação aqui é a força de dispersão de London, que é a mais fraca.
-
(Tetracloreto de carbono): É uma molécula apolar, então também possui principalmente forças de dispersão de London. Porém, como é uma molécula maior que o Ar, as forças de dispersão são um pouco mais fortes. -
(Metanol): Essa molécula é polar e possui um grupo hidroxila (-OH). Além das forças de dispersão, ela pode formar ligações de hidrogênio, que são interações muito mais fortes.
Passo 3
Agora, considerando a força das interações:
- Forças de dispersão de London: Mais fortes em moléculas maiores e com maior número de elétrons. Portanto,
tem forças mais fortes que Ar. - Ligações de hidrogênio: Muito mais fortes que as forças de dispersão, o que faz com que a
tenha um ponto de ebulição bem mais alto.
Passo 4
Com base nisso, podemos ordenar as substâncias do ponto de vista das forças intermoleculares:
- Ar: Forças de dispersão mais fracas.
-
: Forças de dispersão um pouco mais fortes. -
: Ligações de hidrogênio muito fortes.
Resposta
A ordem crescente de ponto de ebulição é: Ar
.
Exercícios relacionados
Utilize as teorias a seguir para descrever as ligações químicas na molécula da água. Teoria de Ligação de Valência.
Utilize as teorias a seguir para descrever as ligações químicas na molécula da água. Teoria de Lewis;
Cite pelo menos três características da água atribuídas às interações intermoleculares do tipo ligação e hidrogênio.
Escreva a equação química balanceada da reação de iodeto de potássio
com nitrato de chumbo
. Calcule quanto de cada reagente é necessário para se obter uma massa de 2 g de iodeto de chumbo. Dados:
;
;
.