Partindo do álcool benzílico, proponha uma síntese para o feniletanal.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem que transformar o álcool benzílico em feniletanal. Isso faz parte da química orgânica, especificamente na área de síntese orgânica. Para resolver isso, vamos precisar conhecer alguns tipos de reações químicas, como a oxidação e a hidrólise. Vamos passo a passo!

Passo 2

Primeiro, vamos oxidar o álcool benzílico para formar o benzaldeído. A oxidação é uma reação onde uma molécula ganha oxigênio ou perde hidrogênio. No nosso caso, vamos usar um agente oxidante como o dicromato de potássio ( K2Cr2O7) em meio ácido.
Reação:
C6H5CH2OH xrightarrowK2Cr2O7, H^+ C6H5CHO + H2O

Passo 3

Agora que temos o benzaldeído ( C6H5CHO), vamos convertê-lo em feniletanal. Para isso, vamos realizar uma reação de hidrólise do benzaldeído com cianeto de hidrogênio ( HCN), formando um cianohidrina. Em seguida, vamos fazer a hidrólise ácida desse cianohidrina para obter o feniletanal.
Primeira etapa: Adição de HCN ao benzaldeído
C6H5CHO + HCN C6H5CH(OH)CN
Segunda etapa: Hidrólise do cianohidrina
C6H5CH(OH)CN + H2O xrightarrowÁcido C6H5CH2CHO + NH3Á

Resposta

Assim, partindo do álcool benzílico, conseguimos sintetizar o feniletanal através da oxidação para benzaldeído, seguida da adição de HCN e hidrólise ácida do produto intermediário.

Exercícios relacionados

A galvanostegia é um processo químico que consiste na aplicação, mediante deposição eletrolítica, de revestimentos metálicos aderentes, para modificar as propriedades ou as dimensões da superfície de um metal. Ela pode melhorar o aspecto, a dureza ou a resistência à corrosão e à formação de manchas superficiais. Nos processos de galvanostegia, o objeto a ser tratado é imerso em uma solução que contenha o metal a ser depositado, sob a forma de íons, sejam simples ou complexos.
Sabe-se que o objeto a ser niquelado é ligado eletricamente ao polo negativo de um gerador com corrente contínua. Sendo assim, admite-se que a reação que ocorre no cátodo seja representada por:
A) Ni^+2 Ni^0+2 e-
B) Ni^0 Ni^+3+3 e-
C) Ni^0+2 e^- Ni^+2
D) Ni^0 Ni^+2+2 e-
E) Ni^+2+2 e^- Ni^0
Filtros de piscinas, construídos de ferro, são muito afetados pela corrosão. No processo de corrosão, ocorre a dissolução lenta do metal, com a formação de íons Fe^2+ em solução aquosa. Para a proteção dos filtros, são utilizados os chamados eletrodos de sacrifício. Esses eletrodos são barras de metais convenientemente escolhidos, que, colocados em contato com o filtro, sofrem corrosão no lugar do ferro.
Com base nos dados tabelados a seguir:
Semirreação E^0 (volt)
Mg^2++2 e^- <=ftarrows Mg^0 -2,37
Fe^2++2 e^- <=ftarrows Fe^0 -0,44
Ni^2++2 e^- <=ftarrows Ni^0 -0,26
Cu^2++2 e^- <=ftarrows Cu^0 +0,34
Pode-se prever que são eletrodos de sacrifício adequados barras de quê?
A) Magnésio apenas.
B) Cobre e níquel apenas.
C) Cobre apenas.
D) Cobre, níquel e magnésio.
E) Níquel apenas.
Sintetize o 2-metil-1-fenilprop-1-eno utilizando uma reação de Wittig. Comece escrevendo uma análise retrossintética.
A corrosão é um fenômeno que causa a degradação de estruturas metálicas e ocorre devido à reação do metal com o oxigênio do ar, conforme representado pela oxidação do ferro na equação a seguir.
4 Fe(s)+3 O2(g) 2 Fe2 O3(s)
Numa reação de oxirredução, o agente oxidante provoca na espécie com a qual reage e
seu próprio número de oxidação; e o agente redutor provoca na espécie com a qual reage e elétrons.
As lacunas são preenchidas, respectivamente, por:
A) redução - diminui - oxidação - ganha.
B) oxidação - diminui - redução - ganha.
C) redução - aumenta - oxidação - ganha.
D) oxidação - diminui - redução - perde.
E) oxidação - aumenta - redução - perde.