Para o perfil de solo do exercício anterior, determine a carga admissível de uma estaca com mesmo comprimento do tubulão e 60 cm de diâmetro.

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão juntos! O enunciado pede para determinar a carga admissível de uma estaca que tem o mesmo comprimento do tubulão e 60 cm de diâmetro, baseando-se no perfil de solo do exercício anterior. Para isso, vamos usar conceitos de mecânica dos solos, principalmente sobre a capacidade de carga do solo e a área da estaca que vai suportar essa carga.

Passo 2

Primeiro, precisamos encontrar a capacidade de carga admissível do solo. A capacidade de carga do solo é a carga máxima que o solo pode suportar sem sofrer deformações excessivas ou falhas. Geralmente, ela é representada por $ q_a $. Essa informação costuma ser fornecida no perfil de solo ou pode ser calculada usando ensaios de campo, como o ensaio de penetração padrão (SPT).

Passo 3

Agora, vamos calcular a área da seção transversal da estaca. A estaca tem um diâmetro de 60 cm, então sua área ($ A $) pode ser calculada usando a fórmula da área de um círculo:
A
Onde $ d $ é o diâmetro da estaca.
Substituindo $ d = 60 $ cm:
A = pi ( d2 )^2

Passo 4

Com a capacidade de carga do solo ($ q_a qa á A A í Q_a $)** que a estaca pode suportar. A fórmula é:
Qa
Substituindo os valores:
Qa = qa times A
Se $ q_a $ for fornecido, basta multiplicar pelo valor calculado da área para obter $ Q_a $.

Resposta

A carga admissível da estaca é dada por:
Qa = qa times 900pi , cm^2
Basta substituir o valor da capacidade de carga do solo $ q_a $ para obter o valor final da carga admissível.

Exercícios relacionados