Um pescador para seu barco com a proa perpendicular à margem de um lago, cujas águas estão paradas. O atrito entre o barco e a água pode ser desprezado. O pescador, saindo da popa, caminha em direção à proa, para descer do barco. Ele conseguirá descer do barco sem molhar seus pés? Explique, utilizando os conceitos físicos estudados nesse tema.
Passo 1
Então, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos um pescador que está num barco com a proa (a frente do barco) perpendicular à margem de um lago com água parada. O atrito entre o barco e a água não é levado em conta. O pescador começa a caminhar da popa (a traseira do barco) em direção à proa para sair do barco. A pergunta é: ele vai conseguir descer do barco sem molhar os pés? Para resolver isso, vamos usar conceitos de física relacionados ao movimento e à conservação de massa.
Passo 2
Primeiro, precisamos entender que quando o pescador caminha dentro do barco, ele está aplicando uma força para se mover em uma direção. De acordo com a terceira lei de Newton, para cada ação há uma reação igual e oposta. Então, se o pescador empurra o barco para trás (atrás da margem), o barco empurra o pescador para frente (em direção à proa).
Passo 3
Como o atrito entre o barco e a água é desprezado, não há resistência para o movimento do barco. Isso significa que qualquer movimento do pescador dentro do barco fará com que o barco reaja se movendo na direção oposta para manter o sistema (pescador + barco) em equilíbrio.
Passo 4
Aplicando o princípio da conservação do momento, sabemos que o momento total do sistema deve permanecer constante se não houver forças externas atuando. Como o pescador está se movendo em direção à proa, o barco se desloca levemente na direção oposta. No entanto, como o lago tem águas paradas e não há atrito significativo, essa movimentação do barco será mínima.
Passo 5
Para o pescador conseguir descer do barco sem molhar os pés, ele precisa alcançar a borda do barco sem que o barco se mova demasiadamente para trás. Dado que o atrito é desprezado e o movimento do barco é praticamente inexistente, o pescador conseguirá caminhar até a proa e sair do barco sem molhar os pés, já que não haverá uma reação significativa que o empurre de volta ou cause balançar do barco.
Resposta
Sim, o pescador conseguirá descer do barco sem molhar os pés, pois a movimentação do barco é mínima devido à ausência de atrito, permitindo que ele alcance a borda e saia sem se molhar.