Uma pilha é formada por Cu^- Cu^2+ e Cl2-Cl^-, em condições-padrão. Com base na tabela de potenciais responda:
a) Represente a reação da pilha. (C u(s)|C u^2+(a q) | C l2| C l^-)

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício sobre células eletroquímicas, especificamente uma pilha formada por cobre e cloro. O que a gente precisa fazer aqui é representar a reação completa da pilha com base na notação fornecida: (Cu (s) mid Cu^2+ (aq) paral<=l Cl2 mid Cl^-).

Passo 2

Primeiro, vamos entender a notação da pilha. Ela está dividida em duas partes separadas por “||”, que representam os dois elétrodos: o ânodo e o cátodo.
  • Ânodo (onde ocorre a oxidação): Cu (s) mid Cu^2+ (aq)
  • Cátodo (onde ocorre a redução): Cl2 mid Cl^-

Passo 3

Vamos começar identificando as meias reações que ocorrem em cada eletrodo.
No Ânodo (Oxidação):
O cobre sólido ( Cu (s)) perde elétrons para formar íons cobre ( Cu^2+ (aq)).
A reação de oxidação é:
Cu (s) Cu^2+ (aq) + 2e^-
No Cátodo (Redução):
O gás cloro ( Cl2) ganha elétrons para formar íons cloreto ( Cl^-).
A reação de redução é:
Cl2 (g) + 2e^- 2Cl^- (aq)

Passo 4

Agora, para obter a reação global da pilha, precisamos somar as duas meias reações de forma que os elétrons se cancelem. Observamos que ambas as meias reações envolvem 2 elétrons, então basta somar diretamente.
Cu (s) Cu^2+ (aq) + 2e^- Cl2 (g) + 2e^- 2Cl^- (aq)
Somando as duas reações:
Cu (s) + Cl2 (g) Cu^2+ (aq) + 2Cl^- (aq)

Resposta

A reação da pilha é:
Cu (s) + Cl2 (g) Cu^2+ (aq) + 2Cl^- (aq)

Exercícios relacionados