1. ( 0,5 ponto) A decomposição de NH3(A) em N2(B) e H2(C) é catalisada por platina sobre zeólita. A reação tem a seguinte estequiometria:
2 NH3(g) N2(g)+3 H2(g)
Em relação a reação acima e aos fundamentos de catálise heterogênea é correto afirmar:
8. A presença de gás enxofre, S2(g) é indesejável pois pode desativar o catalisador por envenenamento.
O somatório das afirmativas corretas é:

Passo 1

Beleza, vamos resolver essa questão sobre a decomposição do amoníaco ( NH3) em nitrogênio ( N2) e hidrogênio ( H2). A matéria envolve catálise heterogênea, que é quando o catalisador está em uma fase diferente dos reagentes. Para resolver, vamos entender como a presença de certos gases, como o S2, pode afetar essa reação.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre catálise heterogênea. Isso acontece quando o catalisador (neste caso, platina sobre zeólita) está em uma fase sólida, enquanto os reagentes ( NH3, N2 e H2) estão na fase gasosa. O catalisador facilita a reação sem ser consumido, proporcionando um caminho de reação com menor energia de ativação.

Passo 3

Agora, vamos entender sobre envenenamento do catalisador. Alguns gases, como o S2, podem se ligar fortemente ao catalisador, bloqueando os sítios ativos onde a reação ocorre. Isso impede que o amoníaco se decomponha eficientemente, desativando o catalisador. Por isso, a presença de S2 é indesejável nessa reação.

Resposta

A afirmação 8 está correta. A presença de gás enxofre, S2(g), é indesejável pois pode desativar o catalisador por envenenamento.

Exercícios relacionados