Entre os pontos e , é aplicada uma diferença de potencial de 30 V . A potência dissipada no resistor de é:
Dados:

(2)

Passo 1

Beleza, vamos entender o que a pergunta está pedindo. Temos dois pontos, A e B, com uma diferença de potencial de 30 V aplicada entre eles. Queremos descobrir quanta potência está sendo dissipada em um resistor de . Para resolver isso, vamos precisar usar a fórmula da potência elétrica e entender como a tensão e a resistência estão relacionadas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar a fórmula da potência elétrica. A potência ( ) dissipada em um resistor pode ser calculada usando a seguinte equação:
Onde:
  • é a potência em watts (W),
  • é a diferença de potencial em volts (V),
  • é a resistência em ohms ( ).

Passo 3

Agora, vamos identificar os valores que temos:
  • A diferença de potencial ( ) é de 30 V,
  • A resistência ( ) é de .

Passo 4

Substituindo os valores na fórmula da potência:
Primeiro, calculamos :

Passo 5

Agora, dividimos esse valor pela resistência:

Resposta

A potência dissipada no resistor de é de 360 watts.

Exercícios relacionados

Explique o que é e porque ocorre o Efeito Joule.
Efito Jaule é o fenomeno fisico qu ocorre quando uma corrente eletrica passa por um condulor resultado na conuersèu de energia eletrica em colos.
ocorre desida a resistencir dos moleriais.
Um solenoide firmemente enrolado tem de comprimento, 400 voltas, conduz uma corrente de 4,00 A e seu campo axial está na direção +z. Determine e Bo no centro quando a) não há núcleo no solenóide. b) há um núcleo de material paramagnético com magnetização de .
Estudem as características e a forma de magnetização em paramagnéticos, diamagnéticos e ferromagnéticos. Qual a correção de Maxwell na lei de Ampère? 0 que a corrente de magnetização significa em termos de geração de campo magnético? Quais são as equações de Maxwell e o que elas representam.
No circuito abaixo, calcule os valores de cada corrente indicada.
Uma partícula de carga Q está fixa num ponto P. Uma segunda partícula de massa m e carga negativa -q move-se a velocidade constante num círculo de raio centrado em P. Mostre que o trabalho W para aumentar o raio da órbita de para é dado por: .