Porque em alguns compostos químicos covalentes é verificado um alinhamento de suas moléculas quando sob efeito de um campo elétrico e em outros não?
Passo 1
Vamos analisar o que a questão está perguntando. A pergunta é sobre por que em alguns compostos químicos covalentes as moléculas se alinham quando estão sob efeito de um campo elétrico, enquanto em outros compostos isso não acontece. Para resolver isso, vamos precisar entender conceitos de polaridade molecular, dipolos elétricos e como as moléculas interagem com campos elétricos.
Passo 2
Primeiro, vamos falar sobre polaridade molecular. Uma molécula é polar quando há uma distribuição desigual de elétrons entre os átomos que a compõem, criando um dipolo elétrico. Isso significa que a molécula tem uma extremidade com carga parcial positiva e outra com carga parcial negativa.
Passo 3
Por outro lado, moléculas não polares têm uma distribuição simétrica dos elétrons, de forma que não há dipolo elétrico. Os elétrons estão distribuídos igualmente, e a molécula não tem regiões de cargas parciais.
Passo 4
Quando aplicamos um campo elétrico a essas moléculas, as moléculas polares tendem a se alinhar com o campo devido à interação entre os dipolos elétricos das moléculas e o campo. Esse alinhamento acontece porque as moléculas polares já têm dipolos permanentes que reagem ao campo externo.
Passo 5
Já as moléculas não polares, por não possuírem dipolos permanentes, não têm uma orientação preferencial em relação ao campo elétrico. Elas podem sofrer uma polarização induzida, onde o campo elétrico pode temporariamente distorcer a distribuição de elétrons, mas como não possuem dipolos permanentes, não tendem a se alinhar de forma organizada.
Passo 6
Portanto, a diferença no comportamento das moléculas sob um campo elétrico está relacionada à presença ou ausência de dipolos elétricos permanentes nas moléculas. Moléculas polares se alinham devido aos seus dipolos, enquanto moléculas não polares não apresentam esse alinhamento permanente.
Resposta
Em resumo, algumas moléculas covalentes possuem dipolos elétricos permanentes que interagem com o campo elétrico, causando seu alinhamento, enquanto outras moléculas não polares não têm dipolos permanentes e, portanto, não se alinham sob a ação de um campo elétrico.
Exercícios relacionados
Descreva sucintamente as forças fracas existentes na água pura e em uma solução aquosa de NaCl .
Como são formados dipolos induzidos?
Nomeie os alcinos a seguir:
a)
a)
Nomeie os alcinos a seguir:
b)
b)