A posição de uma partícula ao longo do eixo depende do tempo de acordo com a equação , onde está em metros e em segundos.
a) Em quais unidades SI devem estar A e B?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem uma equação que descreve a posição de uma partícula ao longo do tempo: . Aqui, está em metros (m) e em segundos (s). Nosso objetivo é descobrir em quais unidades o e o devem estar para que todo mundo faça sentido dentro do Sistema Internacional (SI).

Passo 2

Primeiro, vamos analisar o termo . Sabemos que está em metros, então esse termo também precisa ter a unidade de metros. Já que está em segundos, está em segundos ao quadrado ( ).

Passo 3

Para que tenha unidades de metros, deve compensar o . Ou seja, precisa ter unidades de metros por segundo ao quadrado ( ). Assim, quando multiplicamos por , as unidades ficam assim:

Passo 4

Agora, vamos olhar para o termo . Assim como antes, queremos que esse termo também esteja em metros. Sabemos que está em segundos ao cubo ( ).

Passo 5

Para que tenha unidades de metros, precisa ter unidades que, ao multiplicar por , resultem em metros. Portanto, deve ter unidades de metros por segundo ao cubo ( ). Fazendo a conta:

Resposta

O coeficiente está em metros por segundo ao quadrado ( ) e o coeficiente está em metros por segundo ao cubo ( ).

Exercícios relacionados

Em um jogo de xadrez ao ar livre, no qual as peças ocupam o centro de quadrados com de lado, um cavalo é movido para a direita; (2) dois quadrados para a frente e um quadrado para a frente; (3) dois quadrados para a frente e um quadrado para a esquerda. Determine (a) o módulo e (b) o ângulo (em relação ao de três
Que grandezas são conservadas durante a colisão? Justifique sua resposta.
Um menino salta de um trampolim em uma piscina. Na metade do percurso entre o trampolim e água, ele arremessa uma bola para cima. Quando se despreza a resistência do ar, a componente vertical da aceleração da bola no instante em que ela é lançada
a) É positiva, mas decresce desde zero até .
b) É zero, mas decresce até .
c) Está entre zero e , mas decresce até .
d) É .
A Figura mostra a relação entre a idade do sedimento mais antigo, em milhões de anos, e a distância, em quilômetros, de uma determinada montanha submarina. O material do fundo do mar é extrudado desta montanha e movimenta-se para longe a uma velocidade aproximadamente constante. Determine a intensidade da velocidade, em centímetros por ano, com que este material se afasta da montanha.