É possível identificar se um material apresenta estrutura cristalina CCC, CFC, etc. pela técnica de difração de Raio-X
a) Verdadeiro

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado pergunta se dá para identificar se um material tem estrutura cristalina CCC (Cúbica de Corpo Centrado), CFC (Cúbica de Face Centrada), entre outras, usando a técnica de difração de Raio-X. A matéria aqui é sobre estruturas cristalinas e técnicas de caracterização de materiais. Para resolver, vamos precisar entender o que é difração de Raio-X e como ela ajuda a identificar diferentes estruturas cristalinas.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre a difração de Raio-X. Essa técnica usa raios-X, que são ondas eletromagnéticas, para investigar a estrutura interna de materiais. Quando os raios-X passam pelo cristal, eles são espalhados pelos átomos presentes na estrutura. Esse espalhamento cria padrões que podem ser analisados para entender como os átomos estão organizados no material.

Passo 3

Agora, sobre as estruturas cristalinas CCC e CFC. Na estrutura CCC, os átomos estão organizados em um arranjo cúbico onde há um átomo no centro do cubo, além dos átomos nos vértices. Já na CFC, além dos átomos nos vértices, há átomos no centro de cada face do cubo. Essas diferenças na disposição dos átomos afetam o padrão de difração dos raios-X, ou seja, cada tipo de estrutura cristalina gera um padrão único de difração.

Passo 4

Então, como a difração de Raio-X gera padrões específicos para cada estrutura cristalina, observando esses padrões, conseguimos identificar se o material tem uma estrutura CCC, CFC ou outra. É como um “impressão digital” do material que nos diz como os átomos estão organizados.

Resposta

a) Verdadeiro

Exercícios relacionados