A potenciometria direta é uma técnica absoluta? Justifique.

Passo 1

Então, a gente está aqui pra responder se a potenciometria direta é uma técnica absoluta. A potenciometria faz parte das técnicas analíticas usadas pra determinar a concentração de íons em uma solução. A gente vai precisar entender o que são técnicas absolutas e ver como a potenciometria se encaixa nisso.

Passo 2

Primeiro, vamos falar o que é potenciometria direta. Basicamente, é uma método onde a gente mede a diferença de potencial elétrico entre dois eletrodos mergulhados na solução. Essa diferença de potencial está relacionada à concentração dos íons que queremos medir.

Passo 3

Agora, sobre técnicas absolutas. Em química analítica, uma técnica absoluta é aquela que permite determinar a concentração de uma substância sem precisar de padrões ou calibrações prévias. Ou seja, dá pra obter o resultado diretamente pela medição.

Passo 4

Na potenciometria direta, a precisão das medições geralmente depende de calibrações com padrões conhecidos para criar uma curva de calibração. Isso significa que a gente precisa de referências para interpretar os resultados das medições de potencial.

Passo 5

Como a potenciometria direta depende dessas calibrações com padrões, ela não fornece os resultados de forma independente ou “absoluta”. Portanto, ela é considerada uma técnica relativa, já que precisa de referências para determinar as concentrações.

Resposta

Não, a potenciometria direta não é uma técnica absoluta, pois requer calibração com padrões conhecidos para determinar as concentrações das substâncias analisadas.

Exercícios relacionados