Uma prensa hidráulica possui seçóes com áreas iguais a
e
. Se aplicarmos uma força de intensidade
sobre 0 êmbolo de menor área, a força transmitida ao êmbolo de maior ârea será:
a)
c)
b)
d)
a)
c)
b)
d)
Passo 1
Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma prensa hidráulica com duas seções de áreas iguais a
e
. Quando aplicamos uma força de
no êmbolo de menor área, queremos descobrir qual será a força transmitida ao êmbolo de maior área. Para resolver isso, vamos utilizar o princípio de Pascal, que é a base do funcionamento das prensas hidráulicas.
Passo 2
Primeiro, vamos relembrar o que é o princípio de Pascal. Esse princípio diz que qualquer variação de pressão aplicada a um fluido incompressível e em repouso é transmitida igualmente para todas as partes do fluido e para as paredes do seu recipiente. Em termos de fórmula, isso pode ser representado por:
Onde:
-
é a força aplicada no êmbolo de menor área. -
é a área do êmbolo onde a força é aplicada. -
é a força transmitida ao êmbolo de maior área. -
é a área do êmbolo que recebe a força .
Passo 3
Vamos substituir os valores conhecidos na fórmula. Sabemos que
,
e
. Queremos encontrar
.
Agora, vamos resolver para
:
Resposta
A força transmitida ao êmbolo de maior área será
, ou seja,
. A opção correta é a letra d)
.
Exercícios relacionados
Considere uma pessoa de pé em uma sala mantida todo o tempo a
. As superfícies internas das paredes, pisos e teto da casa estavam a uma temperatura média de
no inverno e
no verão. Determine as taxas de transferência de calor por radiação entre essa pessoa e as superfície em torno no verão e no inverno, se a superfície exposta, a emissividade e a temperatura média da superfície da pessoa são
e
, respectivamente.
Determine o tempo requerido para a corrente que deixa o segundo tanque atinja uma concentração de
de NaOH se a taxa volumétrica de saída é
. Assuma mistura perfeita e
.
Deseja-se medir temperaturas na faixa de
a
. Escolha um termometro de resisténcia, um termistor e um termopar adequados para essa faixa. Faça uma tabela que contenha as precisões e respostas unitárias dos transdutores (variaçåo do sinal de saida por alteraçâo unitária da medida). Ê necessario realizar alguma calibraçīo ou correção na utilização desses transdutores?