Quais os princípios de separação utilizados em cromatografia líquida? Descreva-os.

Passo 1

Beleza, você perguntou sobre os princípios de separação usados na cromatografia líquida. Isso faz parte da química analítica, onde a gente separa misturas para identificar ou quantificar seus componentes. Vamos precisar entender os diferentes modos de interação entre os componentes da mistura e a fase estacionária usada na cromatografia líquida.

Passo 2

Primeiro, temos a cromatografia por partição. Nesse método, a separação ocorre porque os componentes da mistura se distribuem entre a fase móvel (geralmente um líquido) e a fase estacionária (pode ser também líquida, mas imobilizada). Cada componente tem uma solubilidade diferente nas duas fases, então eles se separam com base em qual fase preferem estar.

Passo 3

Depois, está a cromatografia de adsorção. Aqui, a separação acontece devido às diferentes afinidades dos componentes da mistura pela superfície sólida da fase estacionária. Pense nela como se a fase estacionária tivesse “ganchos” que atraem mais alguns componentes do que outros, fazendo com que alguns fiquem retidos mais tempo na coluna.

Passo 4

Outro princípio é a cromatografia de troca iônica. Nesse caso, a separação se baseia nas interações eletrostáticas entre os íons dos componentes da mistura e os grupos carregados da fase estacionária. Se os componentes têm cargas diferentes, eles vão interagir de maneiras distintas com a fase estacionária, permitindo a separação.

Passo 5

Também temos a cromatografia de exclusão por tamanho. Aqui, a separação depende do tamanho das moléculas dos componentes. A fase estacionária possui poros de tamanho definido, e moléculas maiores não entram nesses poros e passam mais rápido, enquanto as menores ficam retidas por entrarem nos poros e, assim, são separadas com base no tamanho.

Resposta

Então, na cromatografia líquida, os principais princípios de separação utilizados são:
  1. Partição: Baseada na solubilidade diferencial dos componentes entre a fase móvel e estacionária.
  2. Adsorção: Baseada na afinidade dos componentes pela superfície da fase estacionária.
  3. Troca iônica: Baseada nas interações eletrostáticas entre os íons dos componentes e a fase estacionária.
  4. Exclusão por tamanho: Baseada no tamanho das moléculas dos componentes, que determina sua retenção na fase estacionária.
Esses princípios permitem que a cromatografia líquida seja uma técnica versátil para separar e analisar diferentes tipos de compostos em uma mistura.

Exercícios relacionados

Classifique os tipos de extração de acordo com a fase móvel/extrator. Quais os modos existentes na extração líquido-líquido?
Calcule a variação de entropia do argônio, que está inicialmente a e 1,00 bar, num recipiente de de volume e que se expande até o volume de , sendo simultaneamente aquecido até .
[+0,173 J/K]
Comente e discuta acerca do princípio de separação cromatográfica. Defina o que são as fases móvel e estacionária e explique como a interação da amostra com estas pode resultar na separação desejada.
Classifique o método cromatográfico de acordo com a fase móvel.