As propriedades exibidas por um certo material podem ser explicadas pelo tipo de ligação química presente entre suas unidades formadoras. Em uma análise laboratorial, um químico identificou para um certo material as seguintes propriedades: • Alta temperatura de fusão e ebulição • Boa condutividade elétrica em solução aquosa • Mau condutor de eletricidade no estado sólido. A partir das propriedades exibidas por esse material, assinale a alternativa que indica o tipo de ligação predominante no mesmo:
  • dipolo induzido
    iônica covalente
    metálica

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão está pedindo para a gente identificar o tipo de ligação química que predomina em um material, baseado em algumas propriedades que foram observadas. Para resolver isso, precisamos entender um pouquinho sobre os diferentes tipos de ligações químicas: iônica, covalente e metálica. Vamos analisar cada propriedade passo a passo para descobrir qual delas encaixa melhor.

Passo 2

Primeiro, o material tem alta temperatura de fusão e ebulição. Isso geralmente indica que as partículas no material estão muito bem unidas. No caso das ligações iônicas, os íons positivos e negativos formam uma rede cristalina forte, o que requer muita energia para ser quebrada, resultando em altas temperaturas de fusão e ebulição. Já ligações metálicas também podem ter altas temperaturas, mas vamos ver as outras propriedades para confirmar.

Passo 3

Segundo, o material apresenta boa condutividade elétrica em solução aquosa. Isso sugere que, quando o material é dissolvido em água, ele se decompõe em íons livres que podem se mover e conduzir eletricidade. Esse comportamento é típico de compostos iônicos, como o sal de cozinha (cloreto de sódio), que se dissolve em água liberando íons de sódio e cloreto.

Passo 4

Por último, o material é um mau condutor de eletricidade no estado sólido. Nas ligações iônicas sólidas, os íons estão fixos na estrutura cristalina e não conseguem se mover livremente, o que impede a condução elétrica nesse estado. Por outro lado, nos metais, os elétrons estão livres para se mover, tornando-os bons condutores tanto no estado sólido quanto no líquido ou em solução.

Resposta

Com base nessas análises, a ligação química predominante nesse material é a iônica covalente.

Exercícios relacionados