Um pŕoton está localizado no equador magnético da Terra a 1000 m de altitude. Em que direção é a força magnética sobre ele quando sua velocidade é para o leste?
leste para baixo oeste para cima a força é nula

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão tá perguntando. A gente tem um próton que tá no equador magnético da Terra, a 1000 metros de altitude, e ele tá se movendo para o leste. A pergunta é: em que direção atua a força magnética sobre esse próton? Para resolver isso, vamos precisar entender como a força magnética funciona quando uma partícula carregada se move em um campo magnético.

Passo 2

Primeiro, vamos relembrar a fórmula que calcula a força magnética sobre uma partícula carregada. A fórmula é:
Onde:
  • é a força magnética,
  • é a carga da partícula,
  • é a velocidade da partícula,
  • é o campo magnético,
  • O símbolo representa o produto vetorial, que nos dá a direção da força.

Passo 3

Agora, vamos entender cada componente:
  • O próton tem carga positiva ( ).
  • A velocidade está para o leste.
  • O campo magnético da Terra no equador magnético está horizontalmente entrando no planeta, ou seja, de leste para oeste.

Passo 4

Para achar a direção da força, usamos a regra da mão direita. Você aponta o dedo indicador na direção da velocidade ( , para o leste) e o dedo médio na direção do campo magnético ( , de leste para oeste). O dedão vai dizer a direção da força ( ).

Passo 5

Aplicando a regra da mão direita:
  • Dedão aponta para cima ou para o norte?
  • Na verdade, como é para o leste e é para o oeste, o produto vetorial resulta em uma direção vertical.
Usando a regra, a força magnética vai atuar para cima.

Resposta

A força magnética atua para cima.

Exercícios relacionados

Em um calorímetro de capacidade térmica desprezível, foram misturados 200 g de água, inicialmente a , e 200 g de cobre, inicialmente a . Sabendo que os calores específicos da água e do cobre são, respectivamente, e . Determine a temperatura final aproximada da mistura. FÓRMULAS: ou seja: ááá.
Com o objetivo de determinar o calor específico de um bloco um material vindo dos confins do universo, de massa 1000 g , um resistor que dissipa 50 W é inserido no interior do bloco. O resistor fica ligado durante 10 minutos (600s) liberando calor para o bloco, que sofre uma variação de temperatura de . Calcule a capacidade térmica do bloco e o calor específico do material que veio dos confins do universo. FÓRMULA: e Energia Potência
Um elétron está localizado no equador magnético da Terra a 1000m de altura. Em que direção é a força magnética sobre ele quando sua velocidade é para cima?
leste para cima não há força oeste
Quatro cargas puntiformes de mesmo valor +q são colocadas nos vértices de um quadrado de lado L. O vetor campo elétrico resultante no centro do lado assinalado com é: