Q9 Em que situação é razoável considerar uma distribuição de cargas como uma carga pontual?
Passo 1
Vamos entender a pergunta: Em que situação é razoável considerar uma distribuição de cargas como uma carga pontual?. Aqui estamos lidando com conceitos de eletrostática, especificamente sobre como tratar distribuições de cargas elétricas. Para resolver isso, vamos precisar entender o que é uma carga pontual e quando podemos simplificar uma distribuição de cargas para facilitar os cálculos.
Passo 2
Primeiro, vamos definir carga pontual. Uma carga pontual é um modelo idealizado onde toda a carga elétrica está concentrada em um único ponto no espaço, sem extensão física. Esse conceito é útil porque simplifica a análise dos campos elétricos gerados por cargas.
Passo 3
Agora, uma distribuição de cargas pode ser qualquer arranjo de cargas elétricas, como uma esfera carregada, uma linha de carga ou uma placa. Essas distribuições têm extensões físicas finitas, o que pode complicar os cálculos dos campos elétricos.
Passo 4
A situação em que podemos considerar uma distribuição de cargas como uma carga pontual ocorre quando a distância do ponto de observação é muito maior do que as dimensões da distribuição de cargas. Ou seja, se estamos observando o campo elétrico a uma distância
onde
(sendo
o tamanho característico da distribuição), os detalhes da distribuição se tornam insignificantes e o sistema pode ser tratado como uma carga pontual.
Passo 5
Matematicamente, isso se justifica porque, a distâncias grandes, os termos que dependem da extensão da carga se tornam negligenciáveis, e o campo elétrico se comporta como se toda a carga estivesse concentrada em um ponto. A expressão do campo elétrico de uma carga pontual é dada por:
onde
é a constante eletrostática,
é a carga total e
é a distância do ponto de observação.
Resposta
É razoável considerar uma distribuição de cargas como uma carga pontual quando a distância do ponto de observação é muito maior que as dimensões da distribuição de cargas, permitindo simplificar os cálculos do campo elétrico.
Exercícios relacionados
Duas ondas senoidais propagam-se ao longo de uma corda em sentidos opostos. Cada onda tem amplitude de
e a distância entre duas cristas em ambas as ondas é de
. A velocidade de propagação de onda na corda é de
. Considere as fases iniciais das ondas como sendo nulas. Determine: a distância entre dois pontos da corda que possuem velocidade transversal nula.
Q. 7 Explique a lei de Gauss. Sob quais circunstâncias ela é útil?
Q11 Por que o potencial elétrico em um ponto do espaço sempre é definido em relação ao potencial de um ponto de referência?
Duas ondas senoidais propagam-se ao longo de uma corda em sentidos opostos. Cada onda tem amplitude de
e a distância entre duas cristas em ambas as ondas é de
. A velocidade de propagação de onda na corda é de
. Considere as fases iniciais das ondas como sendo nulas. Determine: a equação da onda resultante