Um raio de luz reflete em um espelho plano. O ângulo entre os raios incidente (ri) e refletido (rr) mede 50°. Determine os ângulos de incidência, reflexão e o ângulo que o raio refletido forma com a superfície do espelho.

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício juntos! A gente tem um raio de luz que reflete em um espelho plano, e a medida entre os raios incidente e refletido é de 50°. Nosso objetivo é encontrar três ângulos: o ângulo de incidência, o ângulo de reflexão e o ângulo que o raio refletido faz com a superfície do espelho. Para isso, vamos usar a teoria da reflexão da luz.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar que quando a luz reflete em um espelho plano, o ângulo de incidência é igual ao ângulo de reflexão. Isso significa que o ângulo com que a luz bate no espelho (incidência) é igual ao ângulo com que ela reflete. Vamos chamar esse ângulo de $ \theta $.

Passo 3

Sabemos que o ângulo entre o raio incidente ($ ri ri rr $) é de 50°. Como $ \theta $ é o ângulo de incidência e também de reflexão, a soma desses dois ângulos dá exatamente o ângulo entre $ ri $ e $ rr $. Então, temos:
rr
theta

Passo 4

Agora, vamos resolver para encontrar $ \theta $:
theta
Então, o ângulo de incidência é de 25°, e como iguala ao de reflexão, o ângulo de reflexão também é de 25°.

Passo 5

Por fim, para encontrar o ângulo que o raio refletido forma com a superfície do espelho, lembramos que a superfície do espelho é perpendicular à linha normal. Ou seja, a soma do ângulo de reflexão com o ângulo que o raio refletido faz com a superfície deve ser 90°. Vamos chamar esse último ângulo de $ \phi $:
phi
phi + 25° = 90°

Resposta

  • Ângulo de incidência: $ 25° $
  • Ângulo de reflexão: $ 25° $
  • Ângulo que o raio refletido faz com a superfície do espelho: $ 65° $

Exercícios relacionados