Reconsiderando o Exercicio-exemplo 6.11 , suponha que o bloco tenha massa de e que o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a parede valha 0,60 . Qual o valor minimo do módulo da força a partir do qual o bloco desliza para cima?

Passo 1

Beleza, vamos lá! A gente tem um bloco de massa preso na parede. O coeficiente de atrito estático entre o bloco e a parede é . A questão quer saber qual é a força mínima que precisamos aplicar para fazer o bloco começar a deslizar para cima. Vamos usar os conceitos de física de forças e atrito para resolver isso.

Passo 2

Primeiro, vamos entender as forças envolvidas. Quando você aplica uma força horizontalmente na parede, essa força gera uma força normal ( ) igual a atuando perpendicularmente à superfície da parede. Ou seja:

Passo 3

Agora, o atrito estático ( ) que impede o bloco de deslizar é dado pela fórmula:
Substituindo por :

Passo 4

Para o bloco começar a deslizar para cima, a força de atrito precisa ser igual ou maior que o peso do bloco ( ), onde é a massa e é a aceleração da gravidade ( ). Então, temos:
Substituindo as expressões:

Passo 5

Vamos isolar para encontrar o valor mínimo da força necessária:

Passo 6

Agora, é só substituir os valores:

Resposta

O valor mínimo da força para que o bloco comece a deslizar para cima é de aproximadamente .

Exercícios relacionados

a) Quais são o regime de escoamento e a energia específica deste canal?
b) Coloca-se no fundo do canal uma estrutura curta (degrau) de de altura. Desprezando a perda de carga, verifique se o escoamento a montante do degrau foi modificado. Justifique.
c) Se foi, calcule as alturas da) [Fluvial; ; b) [Foi modificado]; c) e
Um automóvel percorre uma estrada retilínea com uma velocidade de . Determine o módulo, a direção e o sentido da velocidade das gotas da água em relação a um observador situado dentro do automóvel.
(ENEM-2016) Até 1824 acreditava-se que as máquinas térmicas, cujos exemplos são as máquinas a vapor e os atuais motores a combustão. poderiam ter um funcionamento ideal. Sadi Carnot demonstrou a impossibilidade de uma máquina térmica, funcionando em ciclos entre duas fontes térmicas (uma quente e outra fria), obter 100% de rendimento.
Tal limitação ocorre porque essas máquinas
a)realizam trabalho mecânico.
b) produzem aumento da entropia.
c) utilizam transformações adiabáticas.
d) contrariam a lei da conservação de energia.
e)funcionam com temperatura igual à da fonte quente.
Duas cargas estão colocadas no eixo e cm . Onde devemos colocar uma terceira carga para que a força resultante sobre ela seja zero?
(Resposta: .)