Em que região da tabela periódica encontramos os maiores átomos? E os menores? Explique estas tendências com base na estrutura atômica dos diversos elementos.

Passo 1

Vamos entender a pergunta: queremos saber em que partes da tabela periódica encontramos os maiores átomos e os menores. Para isso, vamos precisar discutir as tendências do raio atômico na tabela periódica, considerando a estrutura dos átomos dos diferentes elementos.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o raio atômico. O raio atômico é a distância do núcleo de um átomo até a sua camada eletrônica mais externa. Ele nos dá uma ideia do tamanho do átomo.

Passo 3

Na tabela periódica, os elementos estão organizados em linhas chamadas períodos e colunas chamadas grupos. A posição de um elemento na tabela influencie muito o tamanho dos seus átomos.

Passo 4

À medida que nos movemos de esquerda para a direita dentro de um mesmo período, o número de prótons no núcleo aumenta. Isso faz com que a atração nuclear sobre os elétrons também aumente, puxando-os mais perto do núcleo e diminuindo o raio atômico.

Passo 5

Já quando descemos em um grupo, ou seja, passamos para períodos inferiores, cada nova linha adiciona uma nova camada de elétrons. Com mais camadas, os elétrons externos ficam mais afastados do núcleo, aumentando o raio atômico.

Passo 6

Portanto, os maiores átomos são geralmente encontrados na parte inferior esquerda da tabela periódica, onde os elementos têm mais camadas de elétrons e menos prótons puxando os elétrons para o núcleo.

Passo 7

Por outro lado, os menores átomos estão na parte superior direita da tabela periódica, onde os elementos têm menos camadas de elétrons e mais prótons atraindo os elétrons para o núcleo.

Resposta

Os maiores átomos estão localizados na parte inferior esquerda da tabela periódica, enquanto os menores átomos encontram-se na parte superior direita. Isso se deve às tendências de aumento do raio atômico ao descer em um grupo e de diminuição ao se mover da esquerda para a direita em um período, baseadas na estrutura eletrônica dos elementos.

Exercícios relacionados