Com relação a conversão de fontes de tensão em fonte de corrente, e 5 pontos vice-versa é correto dizer que:Conversões definem fontes que são equivalentes no que se refere aos seus terminais internos.A equivalência entre fontes deve assegurar que a carga aplicada às fontes (de tensão ou corrente) receba somente corrente e tensão, independentemente do tipo.A equivalência entre fontes deve assegurar que a carga aplicada às fontes (de tensão ou corrente) receba somente potência, independentemente do tipo.Conversões definem fontes que são equivalentes somente no que se refere aos seus terminais externos.Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado está perguntando sobre a conversão de fontes de tensão em fontes de corrente e vice-versa. Isso faz parte do estudo de circuitos elétricos, especificamente sobre transformações de fontes. Para resolver, a gente vai precisar entender como essas fontes podem ser equivalentes e quais características elas mantêm quando transformadas.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que são fontes de tensão e fontes de corrente. Uma fonte de tensão mantém uma tensão constante entre seus terminais, independentemente da corrente que passa por ela. Já uma fonte de corrente mantém uma corrente constante, independente da tensão entre seus terminais.

Passo 3

Agora, sobre conversão entre elas. A gente pode transformar uma fonte de tensão em uma fonte de corrente e vice-versa usando a seguinte relação:
onde é a tensão da fonte de tensão original e é uma resistência associada à fonte. Assim, uma fonte de tensão em série com uma resistência pode ser convertida em uma fonte de corrente em paralelo com a mesma resistência .

Passo 4

O enunciado fala sobre equivalência entre fontes, então precisamos entender o que isso significa. Duas fontes são equivalentes se, para qualquer carga conectada a elas, a tensão e a corrente fornecidas são as mesmas. Isso garante que o comportamento do circuito seja o mesmo após a conversão.

Passo 5

Vamos analisar as alternativas:
  1. Conversões definem fontes que são equivalentes no que se refere aos seus terminais internos.
    • Isso não está totalmente correto, porque a equivalência considera tanto os terminais internos quanto os externos para manter o mesmo comportamento para qualquer carga.
  2. A equivalência entre fontes deve assegurar que a carga aplicada às fontes (de tensão ou corrente) receba somente corrente e tensão, independentemente do tipo.
    • Isso está correto. A ideia é que, independente se a fonte é de tensão ou de corrente, a carga obtém a mesma tensão e corrente.
  3. A equivalência entre fontes deve assegurar que a carga aplicada às fontes (de tensão ou corrente) receba somente potência, independentemente do tipo.
    • Não é isso. A equivalência garante mais do que apenas a potência; garante a tensão e a corrente.
  4. Conversões definem fontes que são equivalentes somente no que se refere aos seus terminais externos.
    • Não, a equivalência envolve como a fonte se comporta para qualquer carga conectada, não apenas os terminais externos.
  5. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
    • Já vimos que a segunda alternativa está correta.

Resposta

A alternativa correta é: A equivalência entre fontes deve assegurar que a carga aplicada às fontes (de tensão ou corrente) receba somente corrente e tensão, independentemente do tipo.

Exercícios relacionados

Questão 3) Um sistema de geração trifásico, simétrico, conectado em Y a quatro fios, sequência , tensão de linha eficaz , alimenta uma carga em equilibrada, através de uma linha de transmissão cuja impedância série por fase é e cuja impedância mútua entre as fases é . Despreze a resistência do neutro e responda:
(a) Considere a carga equilibrada com uma impedância por fase de . Calcule a corrente de linha nas três fases usando o monofásico equivalente.
Questão 3) Um sistema de geração trifásico, simétrico, conectado em Y a quatro fios, sequência , tensão de linha eficaz , alimenta uma carga em equilibrada, através de uma linha de transmissão cuja impedância série por fase é e cuja impedância mútua entre as fases é . Despreze a resistência do neutro e responda:
(b) Considerando o caso desequilibrado, determine como seria calculada a corrente de linha nas três fases caso a carga na fase A seja de e nas demais fases (B e C) seja de . Monte o sistema matricial contendo as tensões, impedâncias e correntes
Como deve ser ligado um amperímetro em um circuito para efetuar a medição de corrente?
Qual a finalidade de um indutor? Cite três tipos de núcleos de indutores?