A respeito de falha por fadiga em materiais metálicos, julgue se verdadeiro ou falso:
III- Fadiga de Alto-ciclo (FAC) é caracterizada devido às tensões cíclicas elevadas e um ciclo de vida alto.
III- Fadiga de Alto-ciclo (FAC) é caracterizada devido às tensões cíclicas elevadas e um ciclo de vida alto.
Passo 1
Beleza, vamos lá! Você trouxe uma afirmação sobre falha por fadiga em materiais metálicos, mais especificamente sobre a Fadiga de Alto Ciclo (FAC). Nosso objetivo aqui é verificar se essa afirmação é verdadeira ou falsa. Para isso, vamos precisar entender o que é a fadiga de alto ciclo e comparar com o que foi dito na questão.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é Fadiga de Alto Ciclo (FAC). A fadiga ocorre quando um material é submetido a carregamentos repetitivos ou cíclicos, levando eventualmente à formação de trincas e, por fim, à falha do material. A fadiga pode ser dividida basicamente em duas categorias:
-
Fadiga de Alto Ciclo (FAC): Aqui, o material sofre um grande número de ciclos (geralmente acima de 10.000 ciclos) com tensões cíclicas baixas que estão dentro da região elástica do material. Ou seja, as deformações são pequenas e o material retorna à sua forma original após cada ciclo.
-
Fadiga de Baixo Ciclo (FBC): Nesse caso, o número de ciclos até a falha é menor (menos de 10.000 ciclos) e as tensões cíclicas são mais elevadas, muitas vezes levando a deformações plásticas do material.
Passo 3
Agora, vamos analisar a afirmação:
“Fadiga de Alto-ciclo (FAC) é caracterizada devido às tensões cíclicas elevadas e um ciclo de vida alto.”
Comparando com o que entendemos sobre FAC:
- Ciclo de vida alto: Isso está correto. A FAC realmente envolve um grande número de ciclos até a falha.
- Tensões cíclicas elevadas: Aqui é onde temos um problema. Na FAC, as tensões cíclicas são baixas, não elevadas. As tensões elevadas são características da Fadiga de Baixo Ciclo (FBC).
Passo 4
Portanto, a afirmação mistura características da FAC e da FBC. Está correto falar sobre o ciclo de vida (parte da FAC), mas erra ao falar sobre as tensões cíclicas (relacionadas à FBC).
Resposta
Falso.