Sabendo que o tetracloreto de carbono é uma substancia insoluvel em agua mas soluvel em gasolina, o que pode se afirmar sobre a molecula do referido composto
Passo 1
Beleza, vamos lá! A gente tem um exercício que fala sobre o tetracloreto de carbono, que não se dissolve em água, mas se dissolve em gasolina. A matéria aqui é solubilidade e polaridade das moléculas. Para resolver isso, vamos precisar entender como a polaridade das moléculas influencia na dissolução.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que a solubilidade de uma substância depende da sua capacidade de interagir com o solvente. Tem um ditado que diz “semelhante dissolve semelhante”. Isso quer dizer que moléculas com características parecidas tendem a se dissolver umas nas outras.
Passo 3
Agora, sabemos que a água é uma molécula polar. Isso significa que ela tem uma distribuição desigual de cargas elétricas, com uma parte ligeiramente positiva e outra ligeiramente negativa. Por causa disso, ela dissolve bem substâncias polares que também têm essa distribuição de cargas.
Passo 4
Por outro lado, a gasolina é composta principalmente por hidrocarbonetos, que são moléculas não polares. Elas não têm uma distribuição desigual de cargas elétricas. Portanto, a gasolina dissolve bem substâncias não polares.
Passo 5
O tetracloreto de carbono, ou CCl₄, é uma molécula não polar. Mesmo tendo átomos de cloro, a simetria da molécula faz com que as cargas se distribuam de forma igual, cancelando quaisquer dipolos. Por isso, ele não se dissolve em água polar, mas se dissolve em solventes não polares como a gasolina.
Resposta
Então, podemos afirmar que a molécula de tetracloreto de carbono é não polar, o que explica sua insolubilidade em água e solubilidade em gasolina.