Quais são as características de corrente alternada.
Passo 1
Vamos lá! A pergunta é: “Quais são as características de corrente alternada”. Isso está no campo da eletricidade, especificamente sobre as diferentes formas de corrente elétrica. Para responder, vamos precisar entender o que define a corrente alternada e como ela se diferencia da corrente contínua.
Passo 2
Primeiro, corrente alternada (AC) é uma forma de corrente elétrica onde a direção do fluxo de elétrons se inverte periodicamente, ao contrário da corrente contínua (DC), que flui sempre na mesma direção. Isso significa que a tensão e a corrente variam com o tempo, geralmente de forma senoidal.
Passo 3
Uma das características principais da corrente alternada é a sua frequência, que é o número de vezes que a corrente inverte sua direção por segundo. No Brasil, por exemplo, a frequência padrão é de 60 hertz (Hz), ou seja, 60 ciclos por segundo.
Passo 4
Outra característica é a tensão de pico e a tensão eficaz. A tensão de pico é o valor máximo que a tensão alcança, enquanto a tensão eficaz (ou RMS, do inglês root mean square) é uma medida que representa a capacidade de trabalho da corrente alternada. A fórmula para a tensão eficaz é:
Passo 5
A impedância é outra característica importante da corrente alternada. Diferente da resistência na corrente contínua, a impedância leva em conta não só a resistência, mas também a reatância, que pode ser indutiva ou capacitiva, dependendo do componente do circuito.
Passo 6
Além disso, a transmissão de energia em corrente alternada permite o uso de transformadores, que facilitam a mudança de níveis de tensão, tornando a distribuição de energia mais eficiente e reduzindo perdas durante o transporte.
Passo 7
Por fim, a capacidade de gerar facilmente grandes voltagens e de alternar a direção da corrente são vantagens que tornam a corrente alternada a forma de energia elétrica mais utilizada em sistemas de distribuição.
Resposta
As principais características da corrente alternada incluem a inversão periódica da direção do fluxo elétrico, frequência definida (como 60 Hz no Brasil), variação senoidal da tensão e corrente, presença de tensão de pico e eficaz, impedância envolvendo resistência e reatância, facilidade na transformação de voltagens para transmissão eficiente, e ampla utilização na distribuição de energia elétrica devido à sua eficiência e praticidade.
Exercícios relacionados
Compare a área de um fio #12 com aquela de um fio #0. Quantas vezes maior, em área, é o fio #0 se comparado ao fio #12? O resultado é significativo? Compare-o com a mudança em especificação de corrente máxima para cada um.
Compare a área de um fio #12 com aquela de um fio #9. A mudança na área condiz com a regra geral de que uma redução de três números de medida resulta na duplicação da área?
Defina um indutor.
( 4,0 pontos) Para o circuito dado, calcule: a) As potências ativa (se existir), reativa (se existir) e aparente, em cada componente;