Os satélites artificiais em órbita da Terra são expostos a ciclos severos de temperatura, pois durante metade da órbita recebem os raios solares intensos e na outra metade não recebem a radiação solar. Portanto, os satélites estão a uma temperatura muito alta na primeira metade da órbita e muito baixa na segunda metade. Para simular as condições em que ficarão em órbita e verificar o funcionamento dos satélites nessas condições, são realizados testes em câmaras térmicas que, em baixa pressão, os expõem a muitos ciclos de temperatura. Um determinado satélite foi testado em vários ciclos de -90°C a +90°C. Essa variação de temperatura corresponde a uma faixa de
a) -130
b) 180
c) 194
d) 324
e) 264
a) -130
b) 180
c) 194
d) 324
e) 264
Passo 1
Oi! Vamos dar uma olhada nesse exercício sobre satélites e variações de temperatura. A questão fala sobre como os satélites sofrem mudanças de temperatura quando estão orbitando a Terra, passando de -90°C a +90°C. Nosso objetivo aqui é descobrir qual é a faixa de variação de temperatura apresentada nesse ciclo. Para resolver isso, vamos precisar entender o conceito de variação ou intervalo entre dois valores.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que significa “faixa de variação”. Basicamente, é a diferença entre a temperatura máxima e a temperatura mínima que o satélite atinge durante o ciclo. No caso, a temperatura varia de -90°C até +90°C.
Passo 3
Para calcular essa faixa, vamos subtrair a temperatura mínima da temperatura máxima. Então, temos:
Substituindo os valores:
Passo 4
Agora, simplificando a subtração de um número negativo, que é o mesmo que somar o valor absoluto. Ou seja:
Resposta
A faixa de variação de temperatura corresponde a 180°C. Portanto, a alternativa correta é a letra b) 180.