Em seguida, a pressão do gás é aumentada, a temperatura constante, até que o volume original (ou seja volume do gás nas condições de , e ), seja novamente atingida. Encontre:
( 0,5 pontos) © A pressão do gás (em Pascal) após este processo.

Passo 1

Vamos lá! A questão fala sobre a pressão de um gás que está sendo aumentada, mas com a temperatura ficando constante. Nosso objetivo é encontrar qual será a pressão do gás depois desse processo, dado que o volume volta a ser o mesmo que tinha inicialmente nas condições de pressão e temperatura . Para resolver isso, vamos usar a Lei de Boyle, que relaciona pressão e volume de um gás mantendo a temperatura constante.

Passo 2

A Lei de Boyle diz que, para um gás a temperatura constante, o produto da pressão pelo volume é constante. Em fórmula, isso fica:
Onde:
  • é a pressão inicial,
  • é o volume inicial,
  • é a pressão final,
  • é o volume final.
No nosso caso, queremos que o volume final ( ) seja igual ao volume original ( ). Então, a equação fica:
Podemos simplificar removendo dos dois lados:
Isso mostra que a pressão final ( ) é igual à pressão inicial ( ).

Passo 3

Sabemos que a pressão inicial é . Mas a questão pede a pressão em Pascal. Precisamos fazer a conversão de atmosféricas para Pascal.
A relação é:
Então, multiplicamos:

Resposta

A pressão do gás após o processo é .

Exercícios relacionados

O que é força de flutuação? O que a causa? Qual é a intensidade da força de flutuação que age sobre um corpo submerso cujo volume é V? Quais são a direção e a linha de ação da força de flutuação?
Uma amostra de de um gás ideal monoatômico de massa molar hipotética inicialmente a uma pressão de e uma temperatura de 300 K , é submetida a uma expansão isobárica até que seu volume seja quintuplicado. Encontre:
( 0,5 pontos) (a) O volume (em m ) e temperatura do gás ao final da expansão.
Em seguida, a pressão do gás é aumentada, a temperatura constante, até que o volume original (ou seja volume do gás nas condições de , e ), seja novamente atingida. Encontre:
( 0,5 pontos) (e) Mostre o processo inteiro em um diagrama PV. Escolha escalas adequadas para os dois eixos.
Um recurso as vezes utilizado quando há necessidade de medições de pressões pequenas é o de inclinar o manômetro para a obtenção de leituras mais precisas. O tubo inclinado ocasiona um deslocamento maior do menisco, se comparado aquele promovido pelo tubo na vertical. Este exercício tem por objetivo apresentar através de um exemplo simples a aplicação do manômetro inclinado. Calcule a pressão manométrica