Qual das seguintes é a melhor definição do ciclo de Krebs?
a. A oxidação do ácido pirúvico.
b. Forma pela qual as células produzem CO2
c. Uma série de reações nas quais NADH é produzida a partir da oxidação do ácido pirúvico.
d. Um método de produção de ATP por fosforilação do ADP.
e. Uma série de reações químicas nas quais o ATP é produzido a partir da oxidação do ácido pirúvico.

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão pergunta qual das opções melhor define o Ciclo de Krebs. Para resolver isso, precisamos entender um pouquinho sobre bioquímica, especificamente sobre como as células produzem energia. Vamos precisar saber o que é o Ciclo de Krebs e quais são suas principais funções.

Passo 2

Primeiro, o Ciclo de Krebs, também conhecido como ciclo do ácido cítrico ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma série de reações químicas que acontecem dentro das células. Ele faz parte da respiração celular, que é o processo pelo qual as células geram energia na forma de ATP.

Passo 3

No Ciclo de Krebs, o acetil-CoA, derivado do ácido pirúvico, é oxidado. Isso significa que ele perde elétrons durante o processo. Essa oxidação resulta na produção de moléculas como NADH e FADH2, além de liberar dióxido de carbono (CO₂) como resíduo.

Passo 4

Essas moléculas de NADH e FADH2 são importantes porque carregam eletrões para a cadeia de transporte de elétrons, onde uma grande quantidade de ATP é produzida através da fosforilação oxidativa. Porém, o ciclo em si não produz ATP diretamente, mas sim GTP, que pode ser convertido em ATP.

Passo 5

Agora, vamos analisar as opções:
a. A oxidação do ácido pirúvico. - Parcialmente correto, mas é apenas uma parte do processo total do Ciclo de Krebs.
b. Forma pela qual as células produzem CO2. - Também é apenas uma parte do ciclo, já que além do CO₂, há a produção de NADH e outros processos.
c. Uma série de reações nas quais NADH é produzida a partir da oxidação do ácido pirúvico. - Essa opção abrange melhor o que acontece no Ciclo de Krebs, destacando a produção de NADH a partir da oxidação.
d. Um método de produção de ATP por fosforilação do ADP. - Isso descreve mais a fosforilação oxidativa, que é um passo após o Ciclo de Krebs.
e. Uma série de reações químicas nas quais o ATP é produzido a partir da oxidação do ácido pirúvico. - Similar à opção d, foca na produção de ATP, que não é o foco principal do Ciclo de Krebs.

Resposta

A opção c. é a melhor definição do Ciclo de Krebs.

Exercícios relacionados