Para quais das seguintes substâncias as interações dipolo-dipolo são importantes?
b) CH3 Cl

Passo 1

Então, a gente tem uma questão que pergunta: “Para quais das seguintes substâncias as interações dipolo-dipolo são importantes?” E a parte que a gente vai resolver aqui é a opção b) CH3 Cl. O conteúdo dessa questão é sobre as forças intermoleculares, especificamente as interações dipolo-dipolo. Vamos precisar entender o que são essas interações e verificar se a molécula de CH3 Cl tem um dipolo permanente.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que são interações dipolo-dipolo. Essas são forças que acontecem entre moléculas que têm dipolos permanentes. Um dipolo ocorre quando há uma separação de cargas positivas e negativas dentro da molécula, criando polos positivos e negativos.

Passo 3

Agora, vamos analisar a molécula de CH3 Cl (cloreto de metila). Essa molécula tem um átomo de cloro ligado a um grupo metila ( CH3). O cloro é mais eletronegativo que o carbono e o hidrogênio, o que faz com que a ligação C-Cl seja polar. Isso significa que o cloro puxa mais os elétrons compartilhados, criando uma carga parcial negativa ( de) no cloro e uma carga parcial positiva ( de) no carbono.

Passo 4

Como a molécula de CH3 Cl tem essa separação de cargas, ela possui um dipolo permanente. Isso significa que as moléculas de CH3 Cl podem interagir umas com as outras através de interações dipolo-dipolo.

Resposta

Sim, para a substância CH3 Cl as interações dipolo-dipolo são importantes.

Exercícios relacionados