Por que a senoide vista no osciloscópio não sofre modificações quando se usa o acoplamento DC em vez de AC ?
Passo 1
Vamos lá! A questão pergunta por que a senoide que vemos no osciloscópio não muda quando usamos o acoplamento DC em vez de AC. A matéria envolvida aqui é sobre acoplamento de sinais em osciloscópios, especificamente os modos DC e AC. Para resolver isso, vamos precisar entender como cada modo de acoplamento afeta o sinal que estamos observando.
Passo 2
Primeiro, vamos entender o que é acoplamento DC e acoplamento AC. O acoplamento DC permite que tanto a componente contínua (DC) quanto a componente alternada (AC) do sinal passem para o osciloscópio. Já o acoplamento AC bloqueia a componente DC, deixando passar apenas a parte AC do sinal.
Passo 3
Agora, vamos pensar no que é uma senoide. É um tipo de sinal que varia de forma suave e periódica, podendo ter componentes DC e AC. Se a senoide tiver uma média zero (ou seja, sem componente DC), tanto o acoplamento DC quanto o AC vão exibir a mesma forma de onda no osciloscópio.
Passo 4
Quando usamos o acoplamento DC, o osciloscópio mostra todas as partes do sinal, incluindo qualquer nível de tensão constante. Se a senoide não tiver essa componente DC, ou se ela for zero, não haverá diferença visual entre os modos DC e AC.
Passo 5
Além disso, quando a senoide não possui uma componente DC, o acoplamento AC não precisa remover nada, já que não há componente DC para bloquear. Portanto, o sinal visível permanece inalterado, independentemente do modo de acoplamento usado.
Resposta
A senoide não sofre modificações no osciloscópio ao usar o acoplamento DC em vez de AC porque, na ausência de uma componente DC no sinal, ambos os modos permitem a passagem da mesma forma de onda, exibindo a senoide igual em ambos os casos.
Exercícios relacionados
Cite as vantagens e desvantagens do uso do osciloscópio para medidas de tensão e corrente, em relação ao multímetro
O transformador utilizado é um abaixador de tensão. O que aconteceria se você o invertesse, ou seja, fizesse o enrolamento secundário se tornar primário e vice-versa? Seria recomendável fazer isso?
Duas bobinas conectadas em série aditiva possuem uma indutância total de 250 mH . Quando conectadas em série subtrativa, as bobinas possuem uma indutância total de 150 mH . Se a indutância de bobina L1 é três vezes a das outras, encontre L1, L2 e M. Qual é o coeficiente de acoplamento?
Duas bobinas são mutuamente acopladas, com
e
. Calcule a indutância máxima possível se: a) as duas bobinas são conectadas em série; b) as duas bobinas são conectadas em paralelo.