Um sistema barra-esfera é formado por uma barra homogênea de massa M e comprimento L e uma esfera maciça homogênea de massa m e raio R, fixada na extremidade direita da barra. Qual o momento de inércia I desse sistema em relação ao eixo de rotaçảo perpendicular à barra que passa por sua extremidade esquerda, conforme indicado na figura?
(a) I=M L^2 / 3+(2 / 5) m R^2+m(L+R)^2
(b) I=M L^2 / 12+m R^2+m(L^2+R^2)
© I=M L^2 / 12+m R^2+m(L+R)^2
(d) I=M L^2 / 3+(2 / 5) m R^2+m(L^2+R^2)
(e) I=M L^2 / 3+m R^2+m(L^2+R^2)

Passo 1

Beleza, vamos resolver esse exercício sobre momento de inércia! A gente tem um sistema que é composto por uma barra homogênea e uma esfera maciça presa na extremidade dela. Nosso objetivo é calcular o momento de inércia total desse sistema em relação a um eixo que passa pela extremidade esquerda da barra. Para isso, vamos precisar lembrar das fórmulas de momento de inércia para objetos simples e usar a teoria do momento de inércia combinado.

Passo 2

Primeiro, vamos pensar na barra. A barra é homogênea, o que significa que sua massa está distribuída de maneira uniforme. A fórmula do momento de inércia de uma barra em relação a um eixo que passa por uma das extremidades e perpendicular à barra é:
Ibarra = M L^23
Aqui, $ M $ é a massa da barra e $ L $ é o comprimento dela.

Passo 3

Agora, vamos para a esfera. A esfera também é homogênea e fixa na extremidade direita da barra. O momento de inércia de uma esfera em relação ao seu próprio centro é:
Iesfera, centro = 25 m R^2
Onde $ m $ é a massa da esfera e $ R $ é o raio dela.

Passo 4

Mas atenção! A esfera não está girando em torno do seu próprio centro, e sim em torno de um eixo que está a uma distância $ L $ da sua posição. Para ajustar isso, usamos o Teorema de Steiner (ou teorema dos eixos paralelos), que nos diz que o momento de inércia em torno de um eixo paralelo distante $ d $ é:
L
No nosso caso, $ d = L + R $ (já que a esfera está na extremidade da barra e tem raio $ R $). Então:
d

Passo 5

Agora, para encontrar o momento de inércia total do sistema barra-esfera, basta somar os momentos de inércia da barra e da esfera:
Itotal = Ibarra + Iesfera = M L^23 + 25 m R^2 + m (L + R)^2

Resposta

A expressão correta para o momento de inércia do sistema barra-esfera é:
I = M L^23 + 25 m R^2 + m (L + R)^2
Portanto, a alternativa correta é a (a).

Exercícios relacionados