Sobre as diferentes formas de corrosão, responda:
Dê um exemplo prático de corrosão por aeração diferencial em meio aquoso e em solos.

Passo 1

Então, a pergunta é sobre diferentes formas de corrosão, especificamente sobre dar um exemplo prático de corrosão por aeração diferencial tanto em ambientes aquosos quanto em solos. Vamos precisar entender o que é corrosão por aeração diferencial e como ela ocorre nesses dois ambientes.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre o que é corrosão por aeração diferencial. Esse tipo de corrosão acontece quando diferentes áreas de uma mesma superfície metálica têm níveis diferentes de acesso ao oxigênio. Isso cria uma diferença de potencial elétrico entre essas áreas, levando à corrosão de uma parte do metal enquanto a outra permanece mais protegida.

Passo 3

Em um meio aquoso, como a água do mar, por exemplo, a presença de oxigênio é crucial para a formação de uma camada passiva que protege o metal da corrosão. Se uma parte da estrutura metálica está mais exposta ao oxigênio do que outra, a área mais exposta tende a corroer mais rápido. Um exemplo prático disso é a corrosão em estruturas de aço em barcos. As áreas que estão em contato constante com a água e bem ventiladas podem corroer mais devido à maior disponibilidade de oxigênio.

Passo 4

Já em solos, a corrosão por aeração diferencial ocorre de maneira semelhante. As partes do metal que estão mais expostas ao ar no solo recebem mais oxigênio e corroem mais rápido do que as partes que estão enterradas ou cobertas por materiais que limitam o acesso ao oxigênio. Um exemplo prático seria a corrosão de postes de metal enterrados no solo. A parte do poste que fica mais próxima à superfície pode corroer mais rapidamente devido à maior exposição ao oxigênio presente no ar do solo.

Resposta

Um exemplo prático de corrosão por aeração diferencial em meio aquoso é a corrosão acelerada de estruturas de aço em barcos onde áreas mais expostas ao oxigênio da água corroem mais rápido. Em solos, um exemplo é a corrosão de postes metálicos enterrados, onde as partes mais próximas à superfície, com maior acesso ao oxigênio, corroem mais rapidamente do que as partes mais profundas.

Exercícios relacionados