Sobre o metabolismo dos aminoácidos, é INCORRETO afirmar: As aminas biológicas serotonina, histamina e g-aminobutirato (GABA) são produtos da descarboxilação de aminoácidos. Os precursores dos esqueletos de carbono dos aminoácidos são obtidos a partir de três fontes: a glicólise, o Ciclo de Krebs e a via das pentoses-fosfato. A ação combinada de uma aminotransferase e da glutamato-desidrogenase leva à liberação de amônia para o ciclo da ureia. Os cofatores enzimáticos tetra-hidrofolato e piridoxal-fosfato desempenham papeis importantes no catabolismo de aminoácidos. A glutamina funciona como transportadora de amônia e do esqueleto de carbono do piruvato do músculo esquelético até o fígado.

Passo 1

Neste exercício, vamos analisar diferentes afirmações sobre o metabolismo dos aminoácidos para descobrir qual delas está INCORRETA. Para isso, vamos precisar entender conceitos básicos como descarboxilação, fontes de esqueletos de carbono, ciclo da ureia, cofatores enzimáticos e transporte de amônia no corpo.

Passo 2

Primeira afirmação: “As aminas biológicas serotonina, histamina e g-aminobutirato (GABA) são produtos da descarboxilação de aminoácidos.”
A descarboxilação é um processo em que um grupo carboxila ( -COOH) é removido de um aminoácido, formando uma amina. A serotonina é derivada do triptofano, a histamina da histidina e o GABA do glutamato. Esse processo está correto e essas aminas realmente são produtos da descarboxilação de seus respectivos aminoácidos.

Passo 3

Segunda afirmação: “Os precursores dos esqueletos de carbono dos aminoácidos são obtidos a partir de três fontes: a glicólise, o Ciclo de Krebs e a via das pentoses-fosfato.”
Os esqueletos de carbono dos aminoácidos vêm de intermediários dessas vias metabólicas. Por exemplo, o piruvato (da glicólise), alpha-cetoglutarato (do Ciclo de Krebs) e ribose-5-fosfato (da via das pentoses-fosfato) são todos precursores para a síntese de aminoácidos. Logo, essa afirmação também está correta.

Passo 4

Terceira afirmação: “A ação combinada de uma aminotransferase e da glutamato-desidrogenase leva à liberação de amônia para o ciclo da ureia.”
A aminotransferase transfere o grupo amino para formar glutamato, e a glutamato-desidrogenase desamina o glutamato, liberando amônia. Essa amônia é então incorporada no ciclo da ureia para ser excretada. Portanto, essa afirmação está correta.

Passo 5

Quarta afirmação: “Os cofatores enzimáticos tetra-hidrofolato e piridoxal-fosfato desempenham papéis importantes no catabolismo de aminoácidos.”
O piridoxal-fosfato é essencial para reações de transaminação e descarboxilação, enquanto o tetra-hidrofolato transporta grupos um carbono em diversas reações metabólicas. Ambos são cruciais no catabolismo dos aminoácidos. Assim, essa afirmação também está correta.

Passo 6

Quinta afirmação: “A glutamina funciona como transportadora de amônia e do esqueleto de carbono do piruvato do músculo esquelético até o fígado.”
A glutamina realmente transporta amônia, mas o esqueleto de carbono que ela transporta não é o do piruvato. Na verdade, a glutamina transporta o esqueleto de carbono do glutamato. O piruvato está mais relacionado com a glicólise e o ciclo de Krebs, não diretamente com a glutamina no transporte de amônia. Portanto, essa afirmação está INCORRETA.

Resposta

A afirmativa incorreta é: “A glutamina funciona como transportadora de amônia e do esqueleto de carbono do piruvato do músculo esquelético até o fígado.”

Exercícios relacionados