Sobre o trabalho de Pietervan e os fundamentos da teoria de Benjamin Franklin, determine as proposições verdadeiras (V) e as falsas (F):
8.( ) Carga elétrica negativa significa não possuir fluido elétrico.

Passo 1

Vamos entender o que a questão está pedindo. Temos uma proposição sobre o trabalho de Pietervan e a teoria de Benjamin Franklin relacionada a cargas elétricas. Precisamos decidir se a afirmação “Carga elétrica negativa significa não possuir fluido elétrico” é verdadeira (V) ou falsa (F). Para resolver isso, vamos precisar entender um pouco sobre a teoria das cargas elétricas de Benjamin Franklin.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre a teoria de Benjamin Franklin. Ele imaginou que a eletricidade é um tipo de “fluido elétrico” que pode se mover de um objeto para outro. Segundo essa teoria:
  • Carga positiva ocorre quando há uma falta de fluido elétrico.
  • Carga negativa ocorre quando há um excesso de fluido elétrico.

Passo 3

Agora, analisando a proposição: “Carga elétrica negativa significa não possuir fluido elétrico.”
  • Segundo Franklin, uma carga negativa não significa a ausência de fluido elétrico, mas sim o excesso dele.
  • Portanto, afirmar que uma carga negativa significa não possuir fluido elétrico está incorreto.

Resposta

F (Falsa)

Exercícios relacionados

Sobre o trabalho de Pietervan e os fundamentos da teoria de Benjamin Franklin, determine as proposições verdadeiras (V) e as falsas (F):
7.( ) Os corpos que possuem carga elétrica manifestam eletricidade. Carga elétrica significa a quantidade total de fluido elétrico.
Sobre o trabalho de Stephen Gray e Charles Dufay, determine as proposições verdadeiras e as falsas ( ):
10. ( ) A gravidade se diferencia da eletricidade e do magnetismo depois dos trabalhos de Dufay porque ela não se manifesta com dois tipos: não existe massa norte ou massa sul, ou massa vítrea ou massa resinosa. As massas de todos os corpos possuem uma natureza.
Se uma pessoa sopra ar, com velocidade de , através de um dos ramos de um tubo em U que contém água, qual será a diferença entre os níveis da água nos dois ramos? Considere a massa específica do ar igual a
Um líquido escoa no interior de um tubo horizontal cujo raio interno é de . O tubo se curva para cima até atingir uma altura de , onde se alarga e se acopla a outro tubo horizontal cujo raio interno é de . Qual deve ser a vazão se a pressão nos dois tubos horizontais é a mesma?