Sólidos moleculares fundem mais facilmente que sólidos iônicos. Com base nas ligações (forças) a serem enfraquecidas numa fusão, explique por que essa constatação não é adequada para comparar a intensidade das ligações iônicas com as ligações covalentes.
Passo 1
Oi! Vamos resolver essa questão sobre sólidos moleculares e sólidos iônicos. O enunciado diz que sólidos moleculares fundem mais facilmente que sólidos iônicos e pede para explicar por que essa comparação não é adequada quando pensamos na força das ligações iônicas e covalentes. Para isso, vamos precisar entender os tipos de ligações presentes nesses sólidos e como elas se comportam durante a fusão.
Passo 2
Primeiro, vamos lembrar que os sólidos iônicos são formados por íons positivos e negativos ligados por ligações iônicas, que são interações eletrostáticas fortes entre cargas opostas. Já os sólidos moleculares são compostos por moléculas mantidas juntas por forças intermoleculares, que podem ser mais fracas, como forças de van der Waals ou ligações de hidrogênio.
Passo 3
Quando um sólido derrete, o que acontece é que as forças que mantêm as partículas juntas (sejam íons ou moléculas) precisam ser enfraquecidas para que o material passe do estado sólido para o líquido. Nas ligações iônicas, essa força é muito forte, exigindo mais energia para quebrá-las, o que faz com que os sólidos iônicos tenham pontos de fusão mais altos.
Passo 4
Por outro lado, nas ligações em sólidos moleculares, as forças intermoleculares são mais fracas comparadas às ligações iônicas. Isso significa que é mais fácil para essas moléculas se separarem umas das outras, resultando em pontos de fusão mais baixos.
Passo 5
Agora, o ponto chave: a comparação entre a facilidade de fusão desses sólidos não é adequada para comparar a intensidade das ligações iônicas com as covalentes porque as ligações covalentes são ligações intramoleculares, ou seja, dentro das moléculas, enquanto as ligações iônicas são interações entre íons diferentes. As forças que estão sendo comparadas na fusão não são do mesmo tipo e atuam de maneiras diferentes.
Resposta
Assim, a observação de que sólidos moleculares fundem mais facilmente que sólidos iônicos não é uma medida direta da intensidade das ligações iônicas em comparação com as ligações covalentes, pois estamos comparando forças intermoleculares mais fracas com ligações iônicas fortes, que são tipos de interações diferentes.
Exercícios relacionados
Nas três formas de carbono: C(grafite), C(diamente) e
(fulerano), qual a que tem menor ponto de ebulição? Justifique.
Determine se os compostos abaixo são aromáticos pela regra de Hückel e indique o número de elétrons
em cada caso.
O átomo de crômio apresenta número de oxidação +3 em qual espécie?
A)
B) CrO
C) Cr
D)
E)
A)
B) CrO
C) Cr
D)
E)