A solubilidade do sulfato de chumbo é por 100 mL a . Calcule:
b. solubilidade molar em solução .

Passo 1

Beleza, vamos lá! O enunciado fala sobre a solubilidade do sulfato de chumbo ( ) que é de por a . A gente precisa calcular a solubilidade molar dessa substância em uma solução de de . Para isso, vamos usar conceitos de química como solubilidade, molaridade e o efeito do íon comum.

Passo 2

Primeiro, vamos converter a solubilidade dada de miligramas por 100 mL para molaridade. Sabemos que a solubilidade é a quantidade de soluto que se dissolve em uma certa quantidade de solvente. Aqui, temos de em , então vamos converter isso para gramas e depois para mols.

Passo 3

Convertendo miligramas para gramas:
Agora, vamos usar a massa molar do . A massa molar do chumbo (Pb) é aproximadamente , do enxofre (S) é e do oxigênio (O) é . Então:
Agora, calculamos os mols de dissolvidos:

Passo 4

Como a solubilidade foi dada por , vamos converter para litros e achar a concentração molar:
çã
Então, a solubilidade molar do pura é .

Passo 5

Agora, vamos considerar a presença de na solução, que fornece íons . Isso vai afetar a solubilidade do devido ao princípio de Le Chatelier, conhecido como o efeito do íon comum. Basicamente, quanto mais íons comuns estiverem na solução, menor será a solubilidade do sal.

Passo 6

Escrevemos a equação de dissolução do :
A constante de solubilidade ( ) é dada por:
Já sabemos que .

Passo 7

Na solução com , já temos uma concentração de de . Vamos chamar a nova solubilidade molar de . Então, a concentração total de será .
Substituindo na expressão da :
Como é muito pequeno comparado a , podemos aproximar . Assim:

Resposta

A solubilidade molar do sulfato de chumbo em uma solução de de é aproximadamente .

Exercícios relacionados

Responda: Quais são as principais subpartículas do átomo, atualmente conhecidas?
Defina o número de prótons, elétrons e de nêutrons das seguintes espécies:
Uma solução contém de Cl e de . Solução diluída de é adicionada vagarosamente enquanto o sistema é agitado. Calcule qual precipitado, AgCl ou , deverá formar primeiro e calcule a concentração restante na solução do primeiro íon a formar precipitado quando o segundo íon inicia a precipitação. Dados: e . (R.: s = 1,8 precipita primeiro;
Defina o número de prótons, elétrons e de nêutrons das seguintes espécies: