A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda a formatação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:
a) estável.
b) diluída.
c) saturada.
d) concentrada.
e) supersaturada.

Passo 1

Então, o enunciado fala sobre uma solução de cloreto de sódio (sal de cozinha) na qual adicionamos mais um cristal desse sal. Esse cristal não se dissolveu e ainda formou um precipitado. Vamos resolver isso usando conceitos de solubilidade e saturação de soluções.

Passo 2

Primeiro, vamos entender o que significa uma solução ser saturada. Uma solução saturada é aquela que contém a quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida no solvente àquela temperatura. Se tentarmos adicionar mais soluto a uma solução saturada, ele não se dissolve porque já atingiu o limite de dissolução.

Passo 3

No enunciado, ao adicionar mais um cristal de cloreto de sódio, ele não se dissolveu. Isso indica que a solução já tinha dissolvido todo o cloreto de sódio que podia, ou seja, estava saturada. Além disso, a formação de um precipitado reforça que o excesso de soluto não pôde ser dissolvido.

Passo 4

Vamos analisar as opções para confirmar:
a) Estável: Não está diretamente relacionado com a capacidade de dissolução do soluto.
b) Diluída: Uma solução diluída pode dissolver mais soluto, o que não aconteceu.
c) Saturada: Correto, pois não conseguiu dissolver mais soluto.
d) Concentrada: Uma solução concentrada pode ser saturada ou supersaturada, mas a palavra mais precisa aqui é saturada.
e) Supersaturada: Seria uma solução que pode dissolver mais soluto, ou manter mais soluto dissolvido do que o normal, o que não é o caso aqui.

Resposta

A solução original era c) saturada.

Exercícios relacionados