Um tanque de armazenamento ( ) é preenchido com água. Determine a força no fundo e em cada lateral.

Passo 1

Beleza, vamos dar uma olhada no que a questão está pedindo. Temos um tanque cúbico com dimensões de cheio de água. A gente precisa calcular a força exercida pela água no fundo do tanque e em cada uma das suas laterais. Para resolver isso, vamos usar conceitos de hidrostática, que é a parte da física que estuda os fluidos em equilíbrio. Vamos precisar das fórmulas para pressão e força em fluidos.

Passo 2

Primeiro, vamos calcular a pressão exercida pela água no fundo do tanque. A pressão em um ponto dentro de um fluido é dada por:
Onde:
  • é a pressão,
  • é a densidade da água ( ),
  • é a aceleração da gravidade ( ),
  • é a altura da coluna de água ( ).
Substituindo os valores:

Passo 3

Agora que temos a pressão no fundo, vamos calcular a força exercida pela água no fundo do tanque. A força é dada por:
Onde é a área do fundo do tanque. Como o tanque é cúbico, a área do fundo é:
Então,

Passo 4

Agora vamos calcular a força exercida pelas águas em cada lateral do tanque. Para uma parede vertical, a força hidroestática é calculada pela fórmula:
Onde:
  • é a largura da lateral ( ).
Substituindo os valores:
Primeiro, calculamos :

Resposta

A força exercida pela água no fundo do tanque é de 2.119.000 N e em cada lateral é de aproximadamente 1.059.000 N.

Exercícios relacionados

Um eixo cilíndrico vertical de diâmetro 10 cm gira no inte rior de um mancal de diâmetro . A folga entre eixo e mancal é preenchida com de viscosidade dinâmica . Se o mancal tem comprimento de 25 cm e o eixo gira com uma rotação de 1500 rpm qual será o momento resistente à rotação?
(1.8)
Resp.
Fornos de convecção operam com base no princípio de promover convecção forçada em sua câmara interna com um ventilador. Um bolo pequeno deve ser assado em um forno quando o dispositivo convectivo está desativado. Nesta situação, o coeficiente convectivo por convecção natural associado ao bolo e à sua forma é de hnat . O ar no interior do forno e as superfícies internas do forno encontram-se a . Determine o fluxo térmico para a forma do bolo e sua massa quando eles são colocados no forno a uma temperatura inicial de . Se o dispositivo convectivo for ativado, o coeficiente convectivo por convecção forçada passa a ser de hfor . Qual é o fluxo térmico na massa ou na forma se o dispositivo convectivo estiver ativado? Considere um valor para a emissividade da massa do bolo e sua forma de 0,97. Compare e discuta os resultados. Você chegou em resultados negativos? Por que você acha que isso ocorre? Resp: Convecção natural q
Considere um contêiner esférico de raio interno , raio externo e condutividade térmica . As superfícies interna e externa do contêiner são mantidas a temperaturas constantes e , respectivamente, como resultado de algumas reações químicas que ocorrem em seu interior. Obtenha a relação geral para a distribuição de temperatura no interior da casca sob estado estacionário e determine a taxa de perda de calor. Resp:
Considere um material absorvente de formato cilíndrico projetado para remover seletivamente o soluto A de uma solução. A absorção do soluto A através do material homogêneo é limitada pela difusão molecular. Além disso, o absorvente tem uma maior afinidade pelo soluto A em relação à solução circundante, conforme descrito pela relação de equilíbrio linear. onde é a concentração molar de A no absorvente, é a concentração molar de A no fluido circundante ek é um coeficiente de partição para o soluto A entre o fluido e o material absorvente. Suponha: (1) Que o fluido circundante esteja muito bem misturado e tenha uma concentração constante igual a 2 ; (2) o coeficiente de difusão de A no material absorvente éigual a e o coeficiente de partição igual .fluido/ .absorvente; (3) o pellet absorvente cilíndrico tem 1,0 cm de diâmetro e 5,0 cm de comprimento; (4) não há soluto A inicialmente no material absorvente. Se os