Todos os números ímpares são primos? se sim justifique. se não, de um exemplo de um número que seja ímpar e não seja primo.

Passo 1

Então, a pergunta é: “Todos os números ímpares são primos? Se sim, justifique. Se não, dê um exemplo de um número que seja ímpar e não seja primo.” A gente vai trabalhar com os conceitos de números ímpares e números primos, usando algumas definições básicas para entender se essa afirmação é verdadeira ou não.

Passo 2

Primeiro, vamos lembrar o que é um número primo. Um número primo é aquele que tem exatamente dois divisores distintos: 1 e ele mesmo. Por exemplo, 3 é primo porque só pode ser dividido por 1 e por 3.

Passo 3

Agora, vamos ver se todos os números ímpares são primos. Números ímpares são aqueles que não podem ser divididos por 2, ou seja, têm a forma 2k + 1, onde k é um número inteiro. Mas nem todo número ímpar atende à definição de número primo.

Passo 4

Por exemplo, o número 9 é ímpar porque não é divisível por 2. Porém, ele não é primo, pois pode ser dividido por 1, 3 e 9. Isso significa que 9 tem mais de dois divisores, então não é um número primo.

Resposta

Não, nem todos os números ímpares são primos. Um exemplo é o número 9, que é ímpar e não é primo, pois possui divisores além de 1 e ele mesmo.

Exercícios relacionados