a) Trace as características de um resistor de , e no mesmo gráfico. Use um eixo horizontal de 0 a 20 Ve um eixo vertical de 0 a 10 mA .
b) Comente a inclinação da curva com níveis cada vez menores de resistência.
c) As curvas são lineares ou não lineares? Por quê?

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício pede para a gente traçar as características de corrente versus tensão (I-V) de três resistores diferentes: 2 kΩ, 1 MΩ e 100 Ω, todos no mesmo gráfico. Para isso, vamos precisar usar a Lei de Ohm, que relaciona tensão (V), corrente (I) e resistência ® pela fórmula . Além disso, precisamos ajustar os eixos do gráfico: o horizontal vai de 0 a 20 V e o vertical de 0 a 10 mA.

Passo 2

Primeiro, vamos reorganizar a Lei de Ohm para encontrar a corrente em função da tensão: . Isso nos mostra que a corrente aumenta linearmente com a tensão, e a inclinação dessa linha depende da resistência.

Passo 3

Agora, vamos calcular a corrente máxima para cada resistor quando a tensão é 20 V:
  • Para 100 Ω: A ou 200 mA
  • Para 2 kΩ: A ou 10 mA
  • Para 1 MΩ: A ou 0,02 mA

Passo 4

No gráfico, vamos plotar estas relações:
  • Para 100 Ω: começa em (0,0) e vai até (20 V, 200 mA), mas como nosso eixo vertical vai até 10 mA, essa curva vai se estender além do limite.
  • Para 2 kΩ: de (0,0) a (20 V, 10 mA)
  • Para 1 MΩ: de (0,0) a (20 V, 0,02 mA)

Passo 5

Como o eixo vertical só vai até 10 mA, a curva do resistor de 1 MΩ ficará muito perto do eixo horizontal, quase imperceptível, enquanto a de 2 kΩ estará dentro do gráfico e a de 100 Ω ultrapassará o limite, indicando que, para o máximo de tensão considerado, a corrente excede o eixo.

Resposta

As curvas I-V dos resistores de 100 Ω, 2 kΩ e 1 MΩ são linhas retas com inclinações decrescentes conforme a resistência aumenta. No gráfico com eixo horizontal de 0 a 20 V e vertical de 0 a 10 mA, a curva de 100 Ω ultrapassa o limite vertical, a de 2 kΩ está dentro do gráfico e a de 1 MΩ é quase horizontal, demonstrando que resistores com maior resistência têm menor inclinação nas suas características I-V.

Exercícios relacionados

Se a corrente em um condutor for constante e igual a 2 mA , quanto tempo será necessário para 6 mC passarem através do condutor?
Determine a admitância equivalente, assumindo uma frequência angular de , para as seguintes condições: © resistor de paralelo com indutor de 20 mH em paralelo com capacitor 20 mF ;
Quantos coulombs de carga passam através de uma lâmpada em se a corrente for constante e igual a 250 mA ?
Dado o fasor de corrente , com , determine o fasor de tensão:
c) Em um capacitor de