Usando a distribuição de Boltzmann , e assumindo que a energia das ondas eletromagnéticas na cavidade é contínua, encontre o valor da energia média das ondas .

Passo 1

Primeiro, vamos entender o que a pergunta está pedindo. Temos que usar a distribuição de Boltzmann, que nos dá a probabilidade , para encontrar a energia média das ondas eletromagnéticas dentro de uma cavidade. Você vai precisar conhecer um pouquinho de estatística térmica e de como calcular valores médios usando distribuições de probabilidade.

Passo 2

A energia média é essencialmente o valor médio da energia que esperamos encontrar nas ondas eletromagnéticas. Para calcular isso, usamos a fórmula de valor médio para distribuições contínuas:
Aqui, integramos a energia multiplicada pela probabilidade em todos os valores possíveis de energia, ou seja, de 0 a infinito.

Passo 3

Vamos substituir a expressão de na integral:
Para simplificar, podemos trazer os termos constantes para fora da integral:

Passo 4

Agora, precisamos resolver a integral . Para isso, fazemos uma substituição para simplificar:
Seja , então ou .
Substituindo na integral:

Passo 5

A integral é uma integral conhecida que vale 1 (é a definição da função gama para ). Então temos:

Passo 6

Voltando à expressão da energia média:

Resposta

A energia média das ondas eletromagnéticas na cavidade é .

Exercícios relacionados

Explique o que é um corpo negro e o mecanismo pelo qual emite radiação.
(b) Quando se aplica uma diferença de potencial entre as esferas surge uma corrente elétrica entre elas. Mostre que a densidade de corrente a uma distância do centro das esferas é dada por
A energia solar que atinge a parte superior da atmosfera terrestre é , a chamada constante solar. Supondo que a Terra se comporte como um corpo negro de temperatura uniforme, qual deveria ser a temperatura de equilíbrio da Terra? Por qual(is) motivo(s) a Terra não possui, em média, esta temperatura?
Explique o efeito fotoelétrico. Quais são as principais consequências da explicação dada pela física quântica, em relação com a física clássica.