Utilizando os fundamentos da cinética química, explique os fatos observados experimentalmente:
a) alimentos são conservados por mais tempo se colocados na geladeira

Passo 1

Beleza, vamos lá! A questão que temos é: “Alimentos são conservados por mais tempo se colocados na geladeira”. Para explicar isso, vamos usar os fundamentos da cinética química, que estuda como as reações químicas ocorrem e como a velocidade delas pode ser alterada. Vamos precisar entender como a temperatura influencia a velocidade das reações químicas responsáveis pela deterioração dos alimentos.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre velocidade de reação. Em cinética química, a velocidade de uma reação indica quão rápido os reagentes se transformam em produtos. No caso dos alimentos, as reações indesejadas, como a decomposição e o crescimento de microrganismos, fazem os alimentos estragarem.

Passo 3

Agora, como a temperatura afeta essa velocidade? A equação de Arrhenius descreve essa relação. Ela mostra que a velocidade da reação aumenta com o aumento da temperatura. A fórmula é:
k = A cdot e^-EaRT
Onde:
  • $ k $ é a constante da velocidade,
  • $ A $ é o fator pré-exponencial,
  • $ E_a $ é a energia de ativação,
  • $ R $ é a constante dos gases,
  • $ T $ é a temperatura em Kelvin.
Isso significa que quanto maior a temperatura, maior o valor de $ k $, ou seja, mais rápida é a reação.

Passo 4

Aplicando isso aos alimentos: quando colocamos os alimentos na geladeira, a temperatura diminui. De acordo com a equação de Arrhenius, uma temperatura mais baixa reduz o valor de $ k $, o que significa que as reações de deterioração acontecem mais lentamente.

Passo 5

Além disso, muitas bactérias e fungos que causam o apodrecimento dos alimentos também têm sua atividade reduzida em temperaturas mais baixas. Isso contribui ainda mais para a conservação dos alimentos, já que esses microrganismos se multiplicam menos quando está frio.

Resposta

Portanto, colocando os alimentos na geladeira, a redução da temperatura diminui a velocidade das reações químicas de deterioração e inibe o crescimento de microrganismos, o que resulta na conservação dos alimentos por mais tempo.

Exercícios relacionados