A viscosidade é uma medida quantitativa da resistência de um fluido ao escoamento. Assim, análise as afirmaçōes a seguir e marque a errada.
c) A viscosidade absoluta (ou dinâmica) é definida como uma propriedade do fluido que mede sua resistência ao movimento relativo entre camadas adjacentes. Ela é a razão entre a tensão de cisalhamento e a taxa de deformação. Enquanto a viscosidade cinemática é o produto da viscosidade absoluta e a massa especifica, chamada desta forma porque a sua unidade de massa não aparece.

Passo 1

Beleza, vamos lá! O exercício fala sobre viscosidade, que é como se fosse a “grosura” de um fluido, ou seja, quão difícil ele é para fluir. A gente precisa analisar a afirmação c) e ver se ela tá errada ou não. Para resolver isso, vamos precisar entender a diferença entre viscosidade absoluta (ou dinâmica) e viscosidade cinemática.

Passo 2

Primeiro, vamos falar sobre viscosidade absoluta. Ela mede a resistência de um fluido ao escoamento quando há movimento entre camadas próximas. Basicamente, quanto maior a viscosidade absoluta, mais “grosso” o fluido e mais difícil é para ele fluir. A fórmula dela é:
eta = taudotgamma
Onde:
  • eta é a viscosidade absoluta,
  • tau é a tensão de cisalhamento,
  • dotgamma é a taxa de deformação.

Passo 3

Agora, a viscosidade cinemática é um pouco diferente. Ela relaciona a viscosidade absoluta com a densidade do fluido. A fórmula é:
nu = etarho
Onde:
  • nu é a viscosidade cinemática,
  • eta é a viscosidade absoluta,
  • rho é a massa específica (ou densidade) do fluido.
Isso significa que a viscosidade cinemática leva em conta quanto de massa tem em um certo volume do fluido, além da resistência ao fluxo.

Passo 4

Vamos analisar a afirmação c):
“A viscosidade cinemática é o produto da viscosidade absoluta e a massa específica, chamada desta forma porque a sua unidade de massa não aparece.”
Comparando com a fórmula que vimos, a viscosidade cinemática não é o produto, mas sim a razão entre a viscosidade absoluta e a massa específica. Ou seja:
nu = etarho e não nu = eta times rho ã
Então, a afirmação está invertendo a relação correta.

Resposta

A afirmação c) está errada.

Exercícios relacionados