Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Mecânica dos Fluidos- Ed: 1º - Capítulo 14.Problemas - Ex. 15
14-15C Explique por que em geral não é sensato organizar duas (ou mais) bombas diferentes em série ou em paralelo.
Passo 1
E aii, bora pra mais uma questão de bombas!!
Afinal, qual é o problema de organizar bombas diferentes em série ou paralelo!?
Pra começo de conversa, se cada bomba operar em uma faixa de vazão ou pressão muito diferentes, você concorda comigo que seria no mínimo complicado colocarem elas pra trabalhar juntas?!
Ok, mas vamos falar de cada caso!
Primeiro as bombas organizadas em série, o objetivo aqui é aumentar a pressão, o aumento da pressão geral é a soma do aumento da pressão de cada bomba se as bombas têm curvas de desempenho amplamente diferentes, a bomba menor pode ser forçada a operar além de sua taxa de fluxo de entrega livre, ao que atua como uma perda de carga, reduzindo a taxa de fluxo de volume total!
Agora as bombas organizadas em paralelo visam o aumento geral da vazão, o aumento de pressão deve ser o mesmo em cada bomba e a vazão geral deve ser a soma das vazões
Nesse caso as bombas não forem dimensionadas corretamente, a bomba menor pode não ser capaz de lidar com a grande altura manométrica imposta a ela e o fluxo em seu ramal pode ser revertido o que reduziria inadvertidamente o aumento geral da pressão. Em qualquer caso, a energia fornecida à bomba menor seria desperdiçada.
Show?!!
Resposta
No geral duas bombas diferentes configuradas em série ou em paralelo produzem efeitos indesejados.